Aracaju, 14 de setembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

SERGIPE CONHECE SISTEMA EDUCACIONAL NOS PRESÍDIOS DE ALAGOAS

Compartilhe:

educação no sistema prisional

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 às 11:15:00
Sergipe realiza visita técnica em Alagoas e conhece boas práticas de educação no sistema prisional
Durante o encontro, equipe sergipana participou do lançamento de curso superior e conheceu projetos de destaque voltados à ressocialização

Representantes da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, de uma visita técnica ao sistema prisional de Alagoas, com o objetivo de conhecer de perto experiências exitosas na área da educação em privação de liberdade. A equipe sergipana foi composta pela diretora de Reinserção Social da Sejuc, Edjane Marinho; pelo ponto focal de educação prisional da Seed, Marli Barreto; e pela coordenadora pedagógica Hérica Matos, da Escola Estadual Agda Fontes, unidade de ensino vinculada ao sistema prisional sergipano.

Durante a visita, os representantes de Sergipe conheceram iniciativas que vêm gerando impactos positivos na realidade carcerária alagoana, mesmo diante de limitações orçamentárias. Um dos destaques foi o projeto “Livros que Libertam”, que promove a remição de pena por meio da leitura e da produção de resenhas, estimulando o hábito da leitura e contribuindo para a reintegração social dos internos.

Outro ponto observado com entusiasmo pela equipe sergipana foi o modelo de cooperação interinstitucional adotado em Alagoas. Diversas ações bem-sucedidas são fruto da articulação entre órgãos públicos, com compartilhamento de recursos e esforços. A experiência reforça que a criatividade, aliada à integração entre setores, é um caminho viável para oferecer uma educação de qualidade no sistema prisional.

Aproveitando a programação da visita, a equipe de Sergipe também participou da cerimônia de lançamento do Curso Superior EAD em Gestão Empreendedora e Turismo, ofertado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A formação representa um avanço significativo na qualificação das pessoas privadas de liberdade, ampliando suas possibilidades de reinserção no mercado de trabalho.

Para Edjane Marinho, a experiência foi extremamente enriquecedora. “A troca de experiências com outros estados é fundamental para que possamos ampliar nossa visão e trazer novas ideias. Voltamos motivadas a implementar práticas que fortaleçam ainda mais a educação como eixo central na ressocialização”, enfatizou.

A participação no evento e nas visitas técnicas foi viabilizad