Aracaju, 22 de janeiro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Moradores do Bugio participam de ação sobre saúde do homem no Espaço Cuidar

Compartilhe:

bugio

Iniciativa integra o cronograma de atividades de bem-estar e cidadania realizadas pela Seasic no Novembro Azul
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

Em celebração ao Dia Internacional do Homem, comemorado nesta terça-feira, 19 de novembro, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou uma ação especial voltada ao público masculino do bairro Bugio, em Aracaju. A iniciativa integra a programação do Novembro Azul, que vem sendo promovida ao longo do mês nos equipamentos socioassistenciais da secretaria.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Carreta do Homem, com exames de ultrassonografia e consultas médicas, nas especialistas de urologia e clínico geral, e com Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), que disponibilizou profissionais da área de Nutrição e Fisioterapia para prestação de serviços de massagem, testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, imunização para atualização do cartão de vacinas, orientação nutricional e palestra sobre alimentação saudável. Além de um aulão de alongamentos com o professor de Educação Física da Seasic.

A secretária de estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, reforça que as ações de promoção de bem-estar estão alinhadas ao direito à cidadania. “A nossa gestão tem se preocupado em envolver o povo sergipano em atividades que promovam a garantia dos direitos enquanto cidadãos. As ações do Novembro Azul reforçam a promoção da dignidade e oportunizam às pessoas um momento para atualizarem suas informações acerca da sua condição de saúde e melhoria da qualidade de vida”, explica.

Logo no início da manhã, o Espaço Cuidar Bugio já contava com um grande número de homens aguardando o início dos atendimentos. A exemplo do senhor Runaldo Rodrigues dos Santos, que aproveitou para verificar a glicemia e garantiu uma consulta médica com o clínico geral. “É muito importante que os homens busquem cuidar da saúde, superando o preconceito sobre os exames preventivos. O câncer mata, então, é bom tenhamos consciência sobre o cuidado com a vida e para que a gente possa viver bastante”, declarou.

Cidadania e saúde

Ainda durante a ação, a Seasic promoveu uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde da pessoa idosa com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDiPI), Durval Andrade, ele ressaltou que o evento é uma ótima oportunidade para estimular o cuidado com a saúde entre os homens, principalmente aqueles que já estão na melhor idade.

“O Novembro Azul movimenta a sociedade com informações sobre a prevenção ao câncer de próstata, o exame preventivo é fundamental para a saúde do homem. Eu, por exemplo, já tive câncer de próstata e o acompanhamento com o urologista é muito importante para o bom tratamento. Mesmo que muitos homens tenham medo desse tipo de exame, ou vergonha. Não precisa temer, pois é um exame como qualquer outro, que pode postergar a sua vida por muitos e muitos anos”, enfatizou Durval.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A idade é o principal fator de risco, com maior incidência a partir dos 60 anos. Outros fatores incluem histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade, especialmente em casos de tipos histológicos avançados.