Aracaju, 19 de setembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Ataque de cães a tartarugas marinhas: oito fêmeas foram mortas durante a desova este ano em Sergipe

Compartilhe:

A denúncia foi feita por pesquisadores do Projeto Tamar ao Ministério Público Federal.
Por g1 SE

18/03/2025 07h43 Atualizado há 10 minutos

Tartaruga atacada em praia de Sergipe — Foto: Tamar
Tartaruga atacada em praia de Sergipe — Foto: Tamar

Oito tartarugas fêmeas adultas foram mortas durante a desova somente este ano em Sergipe. A denúncia foi feita por pesquisadores do Projeto Tamar ao Ministério Público Federal na última quinta-feira. Nessa segunda-feira (17), mais um animal foi encontrado morto.

Segundo os pesquisadores, os ataques ocorrem em todo o litoral sergipano, com maior concentração na Barra dos Coqueiros, da Atalaia Nova ao Pontal da Barra durante o período da noite, por cães que perambulam pelas praias, alguns abandonados e outros com coleiras, mas seus donos não foram identificados.

A Fundação Projeto Tamar realiza há mais de 40 anos, o trabalho de pesquisa, proteção e manejo de cinco espécies de tartarugas marinhas presentes no litoral brasileiro. Segundo o Tamar, Sergipe é o principal sítio de desova da tartaruga Oliva no Brasil.

Audiência
No dia 4 de abril, o MPF realizará uma audiência pública para discutir a situação dos animais de rua em Sergipe. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da proteção animal e buscar soluções para o problema.