Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 às 11:45:00
Encontro discutiu Planos de Desenvolvimento Regional e PLOA, englobando os municípios de Boquim, Riachão do Dantas, Salgado, São Domingos e Simão Dias
Foto 1
Foto 1
O Sergipe Participativo chega à última semana de audiências territoriais e na última segunda-feira, 4, passou pelo município de Lagarto, no Centro Sul do estado, para dialogar com a população da região sobre temas ligados ao planejamento e orçamento. O objetivo dos encontros é ouvir sugestões para a construção dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR’s) e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026.
O encontro aconteceu no Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, reunindo representantes não só de Lagarto, mas também dos demais municípios que abrangem a região: Boquim, Riachão do Dantas, Salgado, São Domingos e Simão Dias.
Representante da Prefeitura Municipal de Boquim, Chicão Almeida ressaltou a importância do Sergipe Participativo na região. “O evento é de uma importância extraordinária, como tem sido esses eventos ligados à questão do planejamento. Nós recebemos uma equipe com o pessoal de São Paulo (FESPSP), estiveram em Boquim e fizemos um diagnóstico da nossa situação. Aqui, a gente está vendo uma junção dos municípios, discutindo seus problemas, características e semelhanças. Na questão da LOA, tivemos a oportunidade de trazer as sugestões de Boquim para que o Governo do Estado possa contemplar com investimentos”, enfatizou.
Orientados pelos servidores da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), responsável pelo projeto, e por representantes da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), os participantes puderam debater sobre as características da região, suas particularidades, informações econômicas, sociais e demais informações que possam contribuir na construção de um plano focado no desenvolvimento dos municípios.
A subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana da Seplan, Danilla Andrade, explicou que o Sergipe Participativo objetiva entender as necessidades, realidade e prioridades dos municípios. “Vamos construir juntos os Planos de Desenvolvimento Regional e a Lei Orçamentária Anual do ano de 2026, tratando sobre economia, questões sociais e culturais. Por fim, o cidadão poderá apresentar suas propostas de onde deverão ser aplicados os recursos públicos”, destacou.
Próximas edições
Nesta terça-feira, 5, acontece a edição do Sergipe Participativo no município de Capela. Já o encerramento ocorre em Aracaju na quarta-feira, 6.
Após as audiências territoriais, acontecerá também a audiência temática virtual, no dia 14 de agosto, com objetivo de receber propostas da população sobre temas como primeira infância, mulheres, direitos humanos, juventude, meio ambiente e sustentabilidade e proteção animal.
“Os sergipanos e sergipanas que não participaram da edição realizada em seu território, poderão participar nas que ainda acontecerão de forma presencial e também na audiência temática. O Sergipe Participativo é uma forma de participar da decisão e participando da decisão, a gente transforma”, explicou o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
As sugestões e contribuições populares podem ser feitas de forma presencial e online, por meio do preenchimento do formulário do PLOA 2026.