Aracaju, 12 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

MUNICÍPIOS COM AEDES AEGYT

Compartilhe:

dengue-MOSQUITO

Sergipe tem seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti
Dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Por g1 SE

26/05/2025 12h02 Atualizado há 10 horas

Sergipe tem seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti
Sergipe tem seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti

Sergipe tem seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. Os dados do terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foram divulgados, nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Estado da Saúde.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo a SES, os municípios de Pedra Mole (4,0); Nossa Senhora Aparecida (4,1); Nossa Senhora das Dores (5,4); Frei Paulo (6,7); Nossa Senhora da Glória (6,8) e Simão Dias (10,6) apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti. 52 municípios apresentaram médio risco e 17 baixo.

O estudo mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas e que apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9; e o de alto risco acima de 4,0.

De acordo com a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o mês de maio é propício para haver um aumento no índice de infestação do mosquito devido ao período de chuvas intercaladas com sol.

O que dizem os municípios
A prefeitura de Simão Dias disse que a gestão municipal tem trabalhado para reduzir esses índices, realizando visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito, aplicação de larvicidas e distribuição de piabas. Além disso, são promovidos mutirões em bairros e povoados.

Já o município de Pedra Mole disse que está com ações emergenciais e intensificadas, dentre elas, aplicação de fumacê nas áreas mais críticas e visitas técnicas e domiciliares dos agentes de endemias.

Em Frei Paulo, o prefeito Rafael da Vidraçaria afirmou que os agentes de endemias estão atuando em campo no reparo e prevenção das doenças, eliminando os criadouros do mosquito.

O Secretário Municipal de Saúde de Nossa Senhora das Dores, Izidério Souza, disse que ações para diminuir o índice já estão sendo realizadas, como limpeza, conscientização na comunidade escolar e pulverização das ruas.

Os demais municípios citados com alto índice de infestação no LIRAa ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Aedes aegypti — Foto: Banco de Dados/Reprodução/Arquivo
Aedes aegypti — Foto: Banco de Dados/Reprodução/Arquivo

Medidas preventivas
O Aedes utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas se conscientizem para o combate eficaz contra o vetor, olhando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.

A SES disponibiliza o carro fumacê como medida complementar ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta. Apesar da circulação do carro fumacê, a população deve continuar adotando ações preventivas contra o mosquito.

Onde se vacinar
Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue, que tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade. Ela é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatro principais sorotipos virais que estão