Aracaju, 9 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

VICE INDICADO POR BOLSONARO DEFENDE QUE POLÍCIA DÊ PORRADA EM PRETOS E POBRES E TRATE RICO COM CARINHO E É CONTRA VACINA E SINDICATOS. COM ELE É NA PORRADA, MAS OS PAULISTAS E PAULISTANOS MERECEM E QUER LEVAR CRIANÇAS PARA A CRACOLÂNDIA

Compartilhe:

mello-araujo-e-bolsonaro

Indicado por Bolsonaro, ataques ao STF e discurso antivacina: quem é o novo vice-prefeito de SP, eleito com Nunes
Ex-coronel da PM, Ricardo Mello Araújo já defendeu impeachment de ministros do Supremo e disse que abordagem policial deve ser diferente em bairros de elite e na periferia
Por Hyndara Freitas — São Paulo
28/10/2024 03h30 Atualizado há 4 horas

Facebook
Twitter
BlueSky
Whatsapp
Ricardo Mello Araújo e Jair Bolsonaro
Ricardo Mello Araújo e Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução/Instagram

O ex-coronel da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo (PL) será o próximo vice-prefeito de São Paulo após ter sido eleito, com o atual mandatário reconduzido ao cargo, Ricardo Nunes (MDB), neste domingo. O emedebista teve quase 60% dos votos válidos e desbancou o adversário no segundo turno, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Resultado da apuração: Veja como consultar os prefeitos eleitos em todo o Brasil
26 capitais: Saiba quem são todos os prefeitos eleitos nas capitais do país
Mello Araújo, coronel aposentado da PM, foi indicado à chapa pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em janeiro. No discurso após a vitória, Nunes disse não ter dúvidas “de que o coronel Mello vai nos ajudar muito no dia a dia para cuidar do povo de São Paulo”.

O coronel coleciona posicionamentos alinhados aos do ex-presidente, de quem é fiel escudeiro. Nas redes sociais, tem quase 80 mil seguidores e já manifestou apoio ao impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, o militar já levantou suspeitas sobre o processo eleitoral e discursou contra o passaporte da vacina e a política de isolamento social em meio à pandemia da Covid-19.

Tarcísio, Bolsonaro, Nunes e Araujo, em coletiva nesta sexta-feira — Foto: Hyndara Freitas
Tarcísio, Bolsonaro, Nunes e Araujo, em coletiva nesta sexta-feira — Foto: Hyndara Freitas
Como comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), batalhão de elite da Polícia Militar paulista, Mello Araújo defendeu que a abordagem policial precisa ser diferente em bairros de elite, como os Jardins, e na periferia.

O ex-PM também já se posicionou a favor da extinção da Ouvidoria da polícia, que recebe denúncias e reclamações de policiais, e das câmeras em uniformes de agentes de segurança.

Mais Sobre Ricardo Nunes
Boulos votou nesta amnhã na Zona Sul de São Paulo – Maria isabel Oliveira/O Globo
Com derrotas de Boulos e em Petrópolis no segundo turno, PSOL fica sem nenhuma prefeitura
Da esquerda para a direita: os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) – Fotos de Edilson Dantas/O Globo
O mapa eleitoral de SP: apesar do esforço de Boulos, Nunes vence em todas as zonas dominadas por Marçal no 1º turno

Em agosto de 2021, quando ocupava o cargo de presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o bolsonarista convidou veteranos da PM paulista para uma manifestação no dia 7 de setembro.

— Não podemos permitir que o comunismo assuma nosso país — disse em vídeo no Instagram. A Corregedoria da PM chegou a instaurar um inquérito para apurar a conduta do coronel, mas o procedimento foi arquivado.

Mello Araújo assumiu a presidência da Ceagesp em outubro de 2020, tendo ficado no cargo até janeiro de 2023. À frente do entreposto, ele promoveu a militarização do armazém, nomeando 22 policiais militares para cargos comissionados.

Veja também: Boulos repete placar da derrota de 2020, apesar de usar dez vezes o dinheiro da campanha anterior
Foi também sob a gestão Mello Araújo que a Ceagesp alugou uma sala em sua sede, na Zona Oeste da capital paulista, para a instalação de um clube de tiro da empresa Seven Shooting Academia de Tiros e Comércio de Importação Ltda., cujo nome fantasia é g16 universidade do tiro e caça premium.

Em sua passagem pela estatal, o militar ainda entrou em conflitos com o Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast).

Mais Sobre Tarcísio de Freitas
O candidato Ricardo Nunes ( MDB ) depois de ter votado para prefeito na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva , Zonal Sul da Capital ao lado do governador Tarcisio de Freitas – Edilson Dantas / O Globo
Tarcísio diz que vitória de Nunes em SP é do ‘pragmatismo’ e do ‘trabalho sobre a lacração’
Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas em reunião no Palácio dos Bandeirantes. Dupla tem feito críticas à Enel – Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
‘Derrapada desnecessária’, dizem aliados de Nunes sobre Tarcísio ligar Boulos a PCC

Em 2021, representantes do Sindbast afirmaram que Mello tentou expulsá-los da sede que ocupam no local em retaliação a denúncias feitas por trabalhadores ao Ministério Público do Trabalho contra o então presidente.

O ex-militar, entretanto, disse que a ideia era fazer uma troca do espaço ocupado pelo sindicato com outra sala, já que o local estaria subutilizado. O caso foi parar na Justiça, que autorizou a troca de lugar.

Mas Mello acionou a Justiça também de forma individual, pedindo indenização por danos morais por ser chamado de “fascistinha” e “autoritário” pelo presidente do sindicato. A juíza Mariana Horta Greenhalgh negou o pedido em dezembro do ano passado.
Vice de Nunes fala em levar criança à cracolândia para prevenir dependência
Saulo Pereira GuimarãesDo UOL, em São Paulo
04/09/2024 20h13
Atualizada em
04/09/2024 20h13

Mello Araújo, quando assumiu a Rota em 2017
Imagem: Marcio Komesu/UOL

Mello Araújo (PL), candidato a vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo, propôs passeios com crianças na região conhecida como “cracolândia”, no centro da cidade, como forma de prevenção à dependência química.

O que aconteceu
“Imagina a gente levar a criança das escolas, com ônibus, com a guarda, para passar num entorno e ver o que é uma pessoa que depende da droga, o que ela vira?”, disse o coronel da PM. A declaração foi… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/09/04/vice-de-nunes-fala-em-levar-crianca-a-cracolandia-para-prevenir-dependencia.htm?cmpid=copiaecola