Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025 às 16:45:00
Sergipe expõe atrativos turísticos e se destaca na Brazil Travel Market 2025
Com foco no Verão e na alta temporada, participação sergipana na feira de negócios turísticos em Fortaleza foi bastante elogiada pelos visitantes









Sergipe foi destaque na Brazil Travel Market (BTM) 2025, feira de negócios turísticos realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, quinta e sexta-feira, em Fortaleza, capital cearense. Bastante visitado, o estande do estado recebeu profissionais de várias partes do Norte e Nordeste. Os visitantes elogiaram bastante os atrativos do destino Sergipe, divulgados com foco no verão 2025-2026 e na alta temporada. A participação sergipana no evento é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Associação Brasileira da Indústria da Hotéis de Sergipe (ABIH/SE).
Vale ressaltar que mais de cinco mil profissionais do setor de turismo, entre agentes de viagens, operadores, destinos e empresas, participaram da BTM Fortaleza, considerada a principal feira B2B (business to business, em tradução livre, negócio a negócio) do Norte-Nordeste. Como foi mais uma grande oportunidade de reforçar a imagem de Sergipe como um dos principais polos turísticos nordestinos, a Setur promoveu capacitação na feira para inúmeros profissionais. “Estamos cada vez mais atingindo nosso objetivo de consolidar Sergipe como referência de destino turístico no Nordeste. Nesta feira mostramos aos agentes de viagens nosso potencial de turismo sol e praia, com nossas praias de águas calmas e mornas, reforçando as inúmeras opções para o verão 2025-2026 e a alta temporada”, comenta o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
Assim, segundo a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, como parte da estratégia de promoção contínua do destino, a participação do estado nesta edição da BTM fortalece a presença de Sergipe nos principais mercados emissores de turistas do Nordeste. “Pudemos ampliar parcerias e oportunidades de negócios à medida que capacitamos um grande número de agentes de viagens, que são o elo entre os turistas e o destino. Mostramos o quanto o nosso destino é atrativo, com lugares incríveis para conhecer e explorar e que temos um povo hospitaleiro e acolhedor. Sergipe é um destino maravilhoso e cada vez mais tem sido apreciado pelo público”, enfatiza.
Para o diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, a BTM Fortaleza foi mais um espaço onde Sergipe conseguiu estar presente, apresentando a diversidade turística do estado. “Conseguimos capacitar mais agentes de viagens para que olhem e reconheçam o potencial do nosso estado como destino para diversos públicos. É um trabalho de constância, que exige manutenção, e que, nesses quase três anos, trouxe grandes frutos para toda a cadeia produtiva do setor”, avalia.
Visitas
No estande de Sergipe foram apresentados os principais atrativos naturais do estado, como as praias dos litorais sul e norte e o famoso Cânion de Xingó, às margens do Velho Chico, em Canindé de São Francisco. Também foram destacados os principais eventos que movimentam o calendário turístico do estado na alta temporada: o Pré-Caju e o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que acontecem em novembro; a Vila do Natal Iluminado e o Réveillon, em dezembro e o Verão Sergipe, em janeiro e fevereiro de 2026. Além disso, os milhares de profissionais que visitaram o estande aprenderam sobre a cultura, história e gastronomia sergipanas.
A agente de viagens Tyalli Aquino, da Adoro Viagens, de Fortaleza, participou da capacitação sobre o destino Sergipe, realizada durante o evento. Ela se mostrou encantada com as belezas, a cultura e a diversidade de experiências que o estado oferece e destacou o quanto foi enriquecedor conhecer mais sobre Sergipe. “Foi incrível participar e conhecer melhor esse estado, que já amo de coração. Tanto pelas festas, pelos passeios, enfim, tudo encanta. É um destino que oferece o que a gente quiser. Foi incrível ver a infinidade de experiências que podemos propor neste destino para os nossos clientes”, afirma com entusiasmo.
Durante visita ao estande de Sergipe na BTM, a agente de viagens Mônica Coelho, natural de Fortaleza e atualmente residente em Barroquinha, no Ceará, destacou a admiração dela pelos atrativos turísticos do estado, especialmente o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco. “Achei muito bonito ver o lugar. Elas explicaram muito bem e deu vontade de conhecer”, afirma Mônica, referindo-se à apresentação feita pela equipe de promoção turística sergipana. A profissional afirmou que vai incluir o destino nos pacotes oferecidos pela agência onde atua. “A gente trabalha com viagens, e seria uma boa fazer uma parceria para vender o destino Sergipe”.
Quem também esteve no estande foi Felipe Duarte, do Barco do Cangaço, com um passeio temático com teatro ao vivo pelo Rio Sergipe com parada para banho nas águas do Pomonga, entre os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas. “O Governo de Sergipe abraçou a ideia do Barco do Cangaço, uma parceria fundamental para divulgar nosso rio e as belezas naturais da nossa região. Aqui, na BTM, tem sido uma excelente oportunidade de networking, trocas de experiências e conexões importantes que devem resultar em mais visibilidade e fortalecimento do turismo sergipano”, destaca.
Já Suzana Vieira, da Oxente Turismo, representou a hotelaria sergipana no estande do Governo de Sergipe, com o objetivo de fortalecer parcerias e promover os atrativos turísticos. “Vim representar a hotelaria de turismo de Aracaju. Para mim, é muito importante participar dessa feira. É uma oportunidade de buscar parcerias e mostrar Sergipe para todo o Brasil e para o mundo”, salienta.
O CEO da Brazil Travel Market, Breno Mesquita, celebrou a presença de Sergipe na edição de 2025 do evento, ressaltando a relevância do estado para a consolidação da feira como uma das maiores do setor turístico no Brasil. “Queria agradecer a Sergipe por estar conosco mais um ano, acreditando nesse trabalho e participando hoje da maior feira de turismo B2B do Norte e Nordeste do Brasil”, afirma. Ele destacou ainda que a BTM tem ganhado visibilidade não apenas nacional, mas também internacionalmente e aproveitou a oportunidade para convidar os profissionais do trade turístico sergipano para a próxima edição da feira, que marcará os 15 anos do evento.
Mais notícias
Sergipe expõe atrativos turísticos e se destaca na Brazil Travel Market 2025