Aracaju, 24 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Seplan promove seminário da Rede de Observatórios de Sergipe para debater desenvolvimento do Estado por meio de dados

Compartilhe:

Seplan promove seminário da Rede de Observatórios de Sergipe para debater desenvolvimento do Estado por meio de dados----23 de outubro 25

Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025 às 13:30:00

Seplan promove seminário da Rede de Observatórios de Sergipe para debater desenvolvimento do Estado por meio de dados

O encontro ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, na Universidade Federal de Sergipe, visando fortalecer o debate em torno da produção, análise e uso de dados estratégicos

Foto 1
Foto 1

O 1º Seminário da Rede de Observatórios de Sergipe, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reunirá instituições, pesquisadores e gestores públicos com foco em fortalecer o diálogo em torno da produção, análise e uso de dados estratégicos para o desenvolvimento de Sergipe. O encontro é uma iniciativa da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio do Observatório de Sergipe, vinculado à subsecretaria de Estudos e Pesquisas.

O seminário, que terá como tema ‘Rede de Observatórios de Sergipe: Sergipe em Dados’, receberá especialistas para debater temáticas essenciais sobre o desenvolvimento econômico, sustentabilidade, gestão, inovação, segurança pública e saúde no Estado de Sergipe, com base em dados atualizados e análise dos diversos Observatórios que integram as secretarias e órgãos estaduais.

O subsecretário de Estudos e Pesquisas da Seplan e responsável pelo Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, ressaltou a importância da troca de experiências entre a Rede. “O seminário será  uma oportunidade para que diversos núcleos de dados e conhecimento que temos nas secretarias e órgãos mostrem seus trabalhos para a sociedade acadêmica, que por sua vez, também participará das mesas temáticas, enriquecendo mais ainda o debate. Será uma rica troca de experiências entre o Estado e a Academia em diversos temas como desenvolvimento econômico e mercado de trabalho, saúde, meio ambiente, dentre outros”, destacou.

Para ampliação do debate por temas, a programação do encontro será dividida em dois dias. Em um primeiro momento, o seminário contará com palestras sobre Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade, Gestão e Inovação, com painéis que abordarão o panorama do desenvolvimento sergipano, o papel das mulheres no mercado de trabalho, a segurança hídrica e a gestão de informações em políticas públicas. Por fim, no segundo e último dia, palestras sobre Segurança Pública e Saúde, destacando o uso da inteligência policial e o papel da gestão de dados em cenários de pandemia, conduzirão o encerramento da programação.

Para o superintendente de Estudos Socioeconômicos da Seplan, Danilo Macedo, a iniciativa contribuirá para a consolidação da Rede de Observatórios. “O seminário representa um importante passo na consolidação da Rede de Observatórios de Sergipe, coordenado pela Seplan, que busca integrar e qualificar a produção de informações para subsidiar o planejamento e a formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, enfatizou.

O público-alvo são instituições, pesquisadores e gestores públicos que tenham interesse em discutir e compreender a importância da produção, análise e disseminação de informações para o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências. As inscrições são limitadas e podem ser feitas aqui.

Rede Sergipana de Observatórios

Criada em novembro de 2024, a Rede Sergipana de Observatórios é uma importante articulação permanente entre núcleos de estudos e pesquisas do Estado. O instrumento terá como focos a compilação, a produção e a difusão de dados, informações e conhecimentos sobre a realidade socioeconômica de Sergipe em suas diversas dimensões.

Por meio da Rede, o Governo do Estado pretende elaborar, de forma coordenada, pesquisas e estudos econômicos, sociais, estatísticos, demográficos, para fortalecimento das políticas públicas, além de potencializar a disseminação dos trabalhos produzidos individualmente pelos componentes da rede, por meio de portal que agrupe tais produtos; coordenar o processo de construção de uma Estratégia Estadual de Dados; e fortalecer a cultura da tomada de decisão baseada em evidências.

Para mais informações, acesse o site do Observatório de Sergipe.