BR Fazer login
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025 às 19:00:00
Bloco vai abrir o Pré-Caju 2025 e combina conscientização, saúde e diversão







A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou nesta terça-feira, 11, de uma ação de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. A iniciativa faz parte do projeto de extensão ‘Prevenção e Solidariedade’, que visa orientar sobre diagnóstico precoce e cuidado com a saúde sexual.
Durante a ação, foram distribuídos kits com preservativos masculinos e femininos e materiais educativos sobre prevenção e testagem de ISTs, incluindo HIV, sífilis e hepatites virais. Houve também a troca de abadás para mais uma edição do bloco da Prevenção. Para adquirir os kits, os participantes doaram 800g de leite em pó, para serem doados a pessoas que vivem com HIV em situação de vulnerabilidade.
A referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, destacou a importância da atividade. “Na ação, os estudantes de medicina circularam pela universidade realizando a troca do leite em pó integral por vale-abadá. Nosso objetivo é conscientizar sobre a prevenção de ISTs e ajudar quem vive com HIV em situação de vulnerabilidade”, explicou.
Segundo o coordenador do curso de Medicina da Unit, Dalmo Correia, o projeto de extensão é uma iniciativa solidária que envolve os estudantes na aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo da formação. “O Bloco da Prevenção e da Solidariedade é mais do que uma ação de saúde, é uma demonstração de empatia e compromisso social. A prevenção, antes de tudo, é um ato solidário”, ressaltou.
Bloco da Prevenção
A SES levará o Bloco da Prevenção para o Pré-Caju 2025, no dia 15 de novembro, a partir das 13h30, na Orla da Atalaia. Com animação da cantora Maysa Reis, o bloco combina conscientização, saúde e diversão, distribuindo preservativos e materiais educativos durante o percurso.
“Essa ação traz uma mensagem importante de cuidado e solidariedade, fortalecendo a prevenção e ajudando pessoas que vivem com HIV”, enfatizou Maysa Reis.
Desde suas primeiras edições, o Bloco da Prevenção leva orientação e a participação do público para estimular hábitos de proteção sexual, incluindo iniciativas criativas como o ‘Camisildo’, um veículo em forma de camisinha que divulga a prevenção de forma leve e divertida.