Aracaju, 15 de dezembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Seasic avança na capacitação da rede socioassistencial sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Compartilhe:

Seasic avança na capacitação da rede socioassistencial sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes----03 DE DEZEMBRO 25

Terça-Feira, 02 de Dezembro de 2025 às 17:30:00

Formação segue no polo de Aracaju e reúne profissionais de diversos municípios sergipanos

Foto 1
Foto 1

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta terça-feira, 2, mais uma etapa da capacitação voltada ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, reunindo trabalhadores da rede socioassistencial no polo de Aracaju. A formação, que ocorre desde o início do semestre, já alcançou técnicos de cerca de 70% dos municípios sergipanos e segue para sua etapa final na próxima terça-feira, 9.

A ação integra o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer a proteção integral e qualificar os profissionais que atuam diretamente com crianças, adolescentes e suas famílias. Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, a iniciativa demonstra o papel ativo da pasta na promoção de políticas de prevenção e cuidado. “Essa é uma agenda prioritária, que reforça a responsabilidade do Estado em apoiar quem está na ponta e garantir uma atuação mais sensível, coordenada e eficaz no enfrentamento às violências”, destacou.

A coordenadora da Criança e Adolescente da Seasic, Adriana Moraes, ressaltou a importância de levar as orientações para perto dos territórios, reunindo profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidades de saúde, agentes comunitários, educação e demais setores que compõem a rede. “Estamos discutindo medidas de prevenção, identificação e acolhimento. A violência sexual é uma realidade crescente no Brasil e em Sergipe, e quanto mais capacitadas estiverem as equipes, maiores são as chances de proteger e agir antes que a violência aconteça”, afirmou.

Ela explicou ainda que o polo de Aracaju foi dividido em duas etapas para contemplar o grande número de municípios incluídos, inclusive aqueles que não puderam participar em suas regionais.

Participante da formação, a soldado e professora municipal Anna Cristina reforçou o papel essencial da escola na identificação dos sinais de violência. “O professor é, muitas vezes, a primeira pessoa a notar mudanças de comportamento, dificuldades de aprendizagem ou pedidos de ajuda. A capacitação nos ajuda a ter esse olhar sensível e a encaminhar corretamente cada situação, atuando de forma articulada com saúde, assistência e segurança pública”, ressaltou.

A capacitação estadual integra a estratégia de fortalecimento da rede de proteção, estimulando o trabalho intersetorial e aproximando os municípios das diretrizes adotadas pelo Governo de Sergipe para enfrentar violações de direitos e promover ambientes mais seguros para crianças e adolescentes.