Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025 às 17:00:00
Secretaria de Estado do Turismo apoia quadrilha junina na disputa por título em concurso nacional
Vencedora estadual do concurso Arranca Unha 2025, a Unidos em Asa Branca vai representar Sergipe no Pará
Foto 1
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), concedeu apoio logístico à quadrilha junina Unidos em Asa Branca para participar de um concurso nacional na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará. Para tanto, a pasta disponibilizou um ônibus para transportar os integrantes da campeã estadual do concurso de quadrilhas juninas Arranca Unha 2025. O evento em solo paraense, organizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), será realizado nestes sábado, 12, e domingo, 13. Além de viabilizar o transporte, garantindo que o grupo participe da disputa, essa iniciativa promove a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições nordestinas, uma vez que as quadrilhas juninas são Patrimônio Imaterial da Cultura Sergipana.
A secretária interina de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca a importância da ação, enfatizando que é uma forma de valorizar as manifestações culturais locais. “A Unidos em Asa Branca carrega não somente a alegria das festas juninas, mas, também, o nome do nosso estado. Então, é nosso dever apoiar quem promove a cultura com dedicação e talento. Desse modo, mostramos que Sergipe, além das riquezas naturais e gastronômicas, se destaca também pela cultura, com destaque para os festejos juninos, afinal, somos o ‘país do forró’”, frisou.
O presidente da Unidos em Asa Branca, Marcos Augusto Borges Torres, recebeu com entusiasmo o apoio da Setur e também a oportunidade dada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), que promoveu o concurso Arranca Unha. Para ele, foi uma forma de reconhecimento, respeito e estímulo. Ele revela, inclusive, que, nos últimos quatro anos, a quadrilha venceu três vezes o campeonato estadual, mas, como, geralmente, o concurso nacional tem sido realizado no Norte do país, o grupo não teve condições financeiras de participar.
“O nosso estado tem o slogan ‘país do forró’, então é muito importante que o Governo de Sergipe considere as quadrilhas juninas como elemento indispensável. Apoiar o nosso trabalho é fomentar essa cultura popular; é fortalecer a cadeia do turismo. Muitos dos nossos integrantes nunca saíram do estado, e essa viagem representa um sonho coletivo. Estamos muito gratos por essa oportunidade dada pelo Governo de Sergipe, por meio da Setur e da Funcap, de mostrar o que sabemos fazer com tanto amor”, destacou.
Anos de tradição
Fundada em 1980 por um grupo de amigos do conjunto Leite Neto, em Aracaju, a quadrilha junina Unidos em Asa Branca tem cerca de 120 integrantes. Ao longo de 45 anos de história, o grupo coleciona prêmios em diversas competições regionais, entre elas, o Levanta Poeira, da TV Sergipe, afiliada à Rede Globo, e o Arranca Unha, tendo sido vice-campeã e campeã, respectivamente, em 2025.
Neste ano, o tema da apresentação, ‘Uma Promessa para Meio Santo’, traz uma narrativa em tom de crítica social com humor, que explora a relação entre fé, tradição e cultura ao abordar a história de Rosa Morena e José Inocêncio, com foco na devoção popular e promessas feitas a santos. Na opinião de Marcos Borges, pela sintonia da coreografia e da musicalidade, trata-se de espetáculo leve e divertido, com uma pitada de humor, aproveitando a comemoração pelos 30 anos de Urânia, personagem icônica do São João. Além disso, segundo o presidente da quadrilha junina, a apresentação também retrata certa emoção, porque mostra a figura de Santo Antônio, o santo casamenteiro.