Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025 às 12:00:00
Idealizado no Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, o projeto foi o único do estado na mostra nacional


O projeto “Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento’, desenvolvido no Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, representa Sergipe na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, realizada no período de 21 a 24 de outubro, em Brasília. Orientado pelo professor Makel Bruno Oliveira Santos, com autoria dos alunos Raquel de Souza Cruz, Shaiana Lima Guimarães e Yan Kayk da Cruz Ferreira, o projeto é o único do estado e une-se às pesquisas científicas dos 26 estados brasileiros no evento realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Considerado um projeto sustentável de baixo custo, o “Fibra de Cocos nucifera” produz tijolos feitos de solocimento com adição da fibra do coco, matéria-prima colhida em sítios da região sul do estado e que seria descartada sem nenhuma reutilização e, geralmente, em locais inapropriados.
O professor-orientador do projeto, Makel Bruno, está em Brasília com o aluno egresso do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, Yan Kayk, e destaca que participar da Mostra Nacional de Ciências, em Brasília, é uma experiência única. “Representar o meu estado é uma oportunidade de mostrar a força da educação pública que segue formando estudantes e professores comprometidos com a ciência e a transformação social. Estar aqui é mais do que apresentar um projeto; é reafirmar que o conhecimento produzido nas escolas públicas tem valor, tem impacto e merece ser reconhecido em todo o país”, afirmou.
O ex-estudante Yan Kayk, que também participa da Mostra, disse que está entre os 27 projetos selecionados em todo país e ter a oportunidade de apresentar, mais uma vez, o trabalho em um evento de grande importância para a ciência brasileira é muito gratificante. “Somos de um estado pequeno em território, mas que tem bastante ciência de muita qualidade”, frisou.
Projeto premiado
Considerado um dos projetos mais premiados de unidades escolares da rede pública estadual de ensino, o projeto “Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento” ficou entre os primeiros colocados na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2024, com o Prêmio Destaque Unidades da Federação; o Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP; o Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; o Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica MOSTRATEC.
O projeto também chancelou o aluno Yan Kayk a participar da Genius Olympiad, que aconteceu na cidade de Rochester, nos Estados Unidos. A olimpíada é destinada a alunos do Ensino Médio e tem a finalidade de promover as questões ambientais e a sustentabilidade mediante diversas áreas, como ciências, arte, programação, robótica, discurso e engenharia. O professor Makel Bruno ficou entre os finalistas do Prêmio Professor Povir, por ter o projeto considerado inovador na construção civil.