Aracaju, 11 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Programa Qualifica Sergipe forma primeiras turmas em ‘Culinária Natalina’

Compartilhe:

Programa Qualifica Sergipe forma primeiras turmas em ‘Culinária Natalina’---11 DE NOVEMBRO 25

Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2025 às 16:15:00

Cursos são gratuitos e estão distribuídos em cinco capacitações diferentes, com o total de 200 vagas ofertadas

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

As festas de final de ano estão chegando e com elas muitas oportunidades para gerar renda extra. Foi pensando neste cenário que o Programa Qualifica Sergipe, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está ofertando cursos de ‘Culinária Natalina’. Na última sexta-feira, 7, as duas primeiras turmas (manhã e noite) do curso de ‘Roscas e panetones’ concluíram a qualificação.  

Os cursos são gratuitos e estão distribuídos em cinco capacitações diferentes, com o total de 200 vagas. Além desse primeiro curso, nas próximas semanas acontecerão os cursos de ‘Comidas natalinas’, ‘Preparo de biscoitos natalinos’, ‘Aperfeiçoamento em sobremesas’ e ‘Doces finos para festas’. 

Para a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, responsável pelo programa Qualifica Sergipe, os cursos de culinária natalina ampliam as possibilidades de geração de emprego e renda. “É de suma importância ofertar essas qualificações, porque além do aprendizado, tanto na parte teórica e principalmente na parte prática, abre-se um leque muito grande de oportunidades para a geração de emprego e renda dessas pessoas, que já ficam ansiosas de um ano para o outro, que têm a certeza de que aumentam as encomendas, nesse contexto do espírito natalino. Então, é mais um momento de elas poderem estar ampliando a sua produção, fazendo a contratação de mais pessoas para que possam ajudar na produção e, consequentemente, a certeza de resultados muito positivos no aumento da renda”, ressaltou. 

A formanda Karina Alves contou como o curso foi uma excelente experiência desde o primeiro dia de aula. “A experiência do curso foi muito boa. Aprendemos muitas coisas que vamos levar para a vida lá fora. Aprendemos a fazer roscas natalinas, panetones e tudo que está aqui hoje foi feito por nós, alunas do programa Qualifica Sergipe. Esse curso foi muito importante para mim e para muitas outras que estão aqui, porque vamos poder empreender agora no final do ano, época natalina. Quem não sabia, aprendeu. Quem já tinha uma noção, pegou mais aprimoramento e vão sair daqui qualificadas, não só para empreender nos seus próprios negócios, mas também para entrar no mercado de trabalho”, informou. 

Já a aluna Dayane dos Santos, que já trabalha na área de gastronomia, a qualificação foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e técnicas. “Eu gostaria de agradecer muito ao governo, ao Senac, porque esse programa Qualifica Sergipe está sendo maravilhoso, tanto pela estrutura aqui do Senac quanto pelos professores, está sendo muito importante. Agora, que é final do ano, época maravilhosa para a gente ganhar dinheiro, estamos aqui aprendendo a fazer  roscas e panetones. Eu já sou da área e vim me aperfeiçoar cada vez mais. Conheci técnicas diferentes que estão me ajudando bastante, vou colocar em prática e nossos panetones vão bombar”, enfatizou.  

Para o formando Pablo Gabriel, o curso foi importante para ele, que está entrando na área da culinária agora. “Eu gostei da experiência. Foi algo muito interessante para mim, que estou entrando neste ramo agora. Foi uma porta de entrada. A Seteem e o Senac trouxeram essa oportunidade. E, para mim, eu vejo como um grande passo, um grande avanço para uma qualificação profissional. A gente desenvolveu técnicas, que não tem como a gente aprender apenas assistindo vídeos. A gente só aprende botando a mão na massa. Isso aí foi muito interessante. Eu gostei bastante”, destacou. 

A aluna Luciana da Silva Bispo destacou que o curso foi sua primeira experiência e que antes ela não sabia fazer nada na cozinha. “Eu me interessei pelo curso, porque eu não sabia fazer nada na cozinha, eu queria fazer alguma coisa diferente para os amigos e para a família. Gostei muito, amei, na verdade. Já estou com saudade do curso. Gostei tanto, que já me inscrevi no próximo de comidas natalinas. Acho que esses cursos podem me ajudar a empreender, vou praticando, começando devagarzinho, nos aperfeiçoando e melhorando”, contou.  

Para a instrutora do Senac, Edivane Andrade, a qualificação oferece não só uma oportunidade de renda extra nesta época, as técnicas aprendidas durante a formação podem ser utilizadas durante todo o ano. “Esta turma chegou muito motivada. Elas se surpreenderam, porque a gente tem a parte prática. Tivemos uma parte teórica, depois elas vieram para o laboratório, para a cozinha e aí a gente aqui desenvolveu as técnicas. Tenho certeza de que elas estão preparadas para empreender. Esta técnica de panificação, que foi a parte de massa fermentada que a gente trabalhou com panetone, elas podem fazer pães durante todo o ano. O panetone é sazonal, mas a técnica não. Então, é um curso que elas vão poder aproveitar durante todo o ano. As perspectivas aqui são as melhores possíveis”, ressaltou.  

Programa Qualifica Sergipe 

O Qualifica Sergipe é um amplo programa de capacitação profissional, que oferece cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, respeitando as vocações econômicas regionais. Até o momento, o programa abriu 329 turmas e beneficiou mais de 4,2 mil pessoas em 43 municípios sergipanos, contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais. O Qualifica reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades reais para a população.