Aracaju, 7 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Operação flagra transporte de mercadorias sem documentação fiscal e com sobrepeso

Compartilhe:

Quinta-Feira, 02 de Outubro de 2025 às 15:30:00

Ação resultou na recuperação de mais de R$ 51 mil para os cofres públicos

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lotados no Posto Fiscal de Cristinápolis realizaram nessa quarta-feira, 1, uma operação de fiscalização para combater o transporte irregular de mercadorias. 

A ação, promovida em parceria com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) resultou na lavratura de dez Autos de Infração e recuperação de R$51,6 mil para os cofres públicos.

O principal foco da operação foi coibir a entrada de mercadorias no estado desacompanhadas da documentação fiscal obrigatória e o trânsito de caminhões com sobrepeso, infrações que configuram descumprimento da legislação tributária vigente e do Código de Trânsito Brasileiro.

Com a utilização da Balança Móvel do DER foram pesados 15 caminhões e, desses, dez estavam acima do peso permitido. Além disso, foram retidos veículos com cargas como cereais (feijão e milho), frutas cítricas e pisos cerâmicos, todos sem nota fiscal. Após a quitação do imposto devido, os veículos foram liberados.

Vale destacar que o transporte de mercadorias sem documentação fiscal ou acompanhadas de documentação fiscal incorretas configura crime contra a ordem tributária nos termos da Lei 8.137/90.  As fiscalizações fazem parte do trabalho realizado pela Sefaz para coibir a concorrência desleal no estado, garantir a legalidade das transações comerciais e combater a sonegação fiscal.