Aracaju, 21 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Oficinas do Plano Estadual de Apoio Técnico reúnem técnicos de todo o estado

Compartilhe:

Oficinas do Plano Estadual de Apoio Técnico reúnem técnicos de todo o estado----20 de outubro 25

Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2025 às 17:30:00

Atividades seguem até o dia 23 e fortalecem o trabalho das equipes municipais da Assistência Social

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) iniciou, nesta segunda-feira, 20, as oficinas regionalizadas do Plano Estadual de Apoio Técnico (Peat), realizadas até o dia 23 de outubro, na Universidade Tiradentes (Unit).  As atividades contam com a participação de técnicos dos 75 municípios sergipanos e têm como objetivo fortalecer a atuação das equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) por meio de trocas de experiências, estudos de caso e construção coletiva de estratégias de intervenção.

Ao todo, cinco oficinas ocorrem simultaneamente, abrangendo as áreas da Proteção Social Básica (PSB), Proteção Social Especial (PSE) de média e alta complexidade, e da Vigilância Socioassistencial. A proposta é que os profissionais possam alinhar conceitos e práticas, aprimorar os planos municipais e aperfeiçoar o trabalho junto às famílias e grupos em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que o Peat reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a qualificação permanente das equipes que atuam na ponta da rede socioassistencial. “As oficinas são uma oportunidade de fortalecer o trabalho técnico e a integração entre estado e municípios. Cada profissional aqui presente é parte fundamental na efetivação da política pública de Assistência Social, e investir na formação deles é investir na melhoria do atendimento à população”, afirmou.

Segundo a diretora do Suas na Seasic, Cristiana Leite, as oficinas representam um marco importante na execução do Peat, que vem sendo desenvolvido ao longo de 2025 em parceria com os municípios e que foi construído na Comissão Intergestores Bipartite. “Durante todo o ano, nossas equipes percorreram os 75 municípios oferecendo suporte técnico. Agora, com as oficinas regionalizadas, estamos consolidando esse trabalho com momentos presenciais de troca e aprendizado”, disse.

Entre as atividades desta semana, estão o Jogo do Percurso Familiar, voltado à Proteção Social Básica, e os encontros da Proteção Social Especial, que abordam desde a construção do Plano de Atendimento Familiar (PAF) até o fortalecimento das ações voltadas à população em situação de rua e ao acolhimento institucional. Já a oficina da Vigilância Socioassistencial apoia os municípios na elaboração e revisão dos Planos Municipais de Assistência Social, promovendo o alinhamento às normas vigentes.

Para a psicóloga da Seasic, Andrea Dórea, técnica de referência da Proteção Social Básica, o caráter prático das oficinas é o grande diferencial. “A proposta é trabalhar intervenções reais no âmbito do trabalho social com famílias, especialmente frente a situações de sofrimento e vulnerabilidade, construindo estratégias conjuntas que fortaleçam a função protetiva das políticas públicas”, destacou.

Participante da oficina, o psicólogo Ruan Almeida, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nossa Senhora da Glória, ressaltou a importância da formação continuada. “Leis e realidades mudam constantemente, assim como as demandas sociais. Essas oficinas nos mantêm atualizados e preparados para lidar com novas situações, além de promoverem uma rica troca de experiências entre profissionais de diferentes municípios”, afirmou.

As atividades seguem até quinta-feira, 23, reunindo profissionais de todo o estado. A próxima etapa das oficinas do Peat será voltada à Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, também na Unit.