Aracaju, 3 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Lacen realiza 2ª Mostra Científica e reforça compromisso com a pesquisa e inovação em saúde pública

Compartilhe:

Lacen realiza 2ª Mostra Científica e reforça compromisso com a pesquisa e inovação em saúde pública---03 DE NOVEMBRO 25

Lacen realiza 2ª Mostra Científica e reforça compromisso com a pesquisa e inovação em saúde pública

Evento promovido pela Fundação de Saúde Parreiras Horta reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores para compartilhar experiências e fortalecer a produção científica em Sergipe

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta sexta-feira, 31, a 2ª Mostra Científica. O evento foi dedicado à valorização da pesquisa, inovação e integração entre os profissionais e estagiários que constroem, diariamente, a excelência do laboratório referência na saúde pública do estado.

Mais do que um espaço de exposição de resultados, a Mostra Científica se consolida como um ambiente de troca de saberes e experiências entre profissionais, pesquisadores, estudantes e instituições parceiras, e que podem servir de ponto de partida para criação de políticas públicas na área da saúde.

Para o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, a iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da ciência e da vigilância em saúde. “Nós, do Lacen, agradecemos à diretoria da FSPH por nos proporcionar tudo para que a mostra acontecesse. Nós fazemos pesquisa, exames de diagnóstico e vigilância laboratorial. Quando tratamos de pesquisa, culmina neste momento de apresentação dos nossos trabalhos. A Mostra é resultado do esforço coletivo. Investimos continuamente em pesquisa e inovação, e hoje mostramos à sociedade tudo o que produzimos de ciência aqui, no Lacen. Foram 20 trabalhos expostos por todas as nossas gerências”, destacou.

O diretor-geral da FSPH, Charles Leal, reforçou o orgulho institucional com a realização do evento. “É um dia muito importante para nós da Fundação Parreiras Horta. Agradecemos ao superintendente por promover mais essa mostra e despertar nos estagiários o espírito de inovação. É emocionante ver a empolgação dos estudantes e o envolvimento de todos. A FSPH sempre estará comprometida com o desenvolvimento da ciência, e o Governo de Sergipe não para de crescer”, ressaltou.

A diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Ana Beatriz de Lira Panza, enfatizou o impacto das mostras científicas para o planejamento em saúde pública. “Essas mostras são primordiais para a construção de políticas públicas. Quando conhecemos melhor nosso território e nossa população, conseguimos embasar decisões e entender os perfis epidemiológicos e sociodemográficos que nos guiam. Com a mostra do Lacen, conseguimos compreender melhor nossa realidade e construir políticas mais assertivas para a população”, afirmou.

Pesquisa e inovação

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do Campus Lagarto, Victor Santana Santos reforça o papel formador do evento. “É um espaço oportuno para que estudantes da rede universitária de Sergipe apresentem seus trabalhos de iniciação científica realizados em conjunto com o Lacen. Isso é fundamental para o crescimento profissional dos estudantes, pois promove a integração entre teoria e prática. Além disso, produz conhecimento científico que ajuda os tomadores de decisão a formularem políticas públicas baseadas em evidências”, frisou.

A coordenadora do curso de Farmácia e Biomedicina, Mariana Nobre, também exaltou a importância da iniciativa estadual. “A mostra produzida pelo Lacen é de extrema importância porque induz os alunos que são estagiários a alinhar a prática com a fundamentação teórica para conhecer mais sobre as doenças, sobre a epidemiologia dessas doenças. Então, a mostra traz grandes benefícios”, pontuou.

A Mostra também é um momento simbólico para os estagiários e jovens pesquisadores que encontram no Lacen um ambiente de aprendizado e crescimento profissional. A estudante de Biomedicina Ana Carolina, que participa pela primeira vez, destaca a importância da experiência.

“O Lacen é um laboratório de referência. Trazer o que aprendo na faculdade e alinhar com a prática é essencial, porque saio daqui muito mais preparada para o mercado de trabalho. A mostra me deu confiança para apresentar meu trabalho e sonhar em publicar um artigo científico. O acompanhamento do meu orientador foi incrível, e todos os profissionais daqui são muito solícitos. É uma oportunidade única”, avaliou.