Aracaju, 14 de setembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Itabaianinha com o Ciranda Sergipe-3 SETEMBRO 25

Compartilhe:

Itabaianinha com o Ciranda Sergipe-3 SETEMBRO 25

Terça-Feira, 02 de Setembro de 2025 às 17:30:00
Governo leva serviços de cidadania e inclusão ao município de Itabaianinha com o Ciranda Sergipe
Programa ofertou atendimentos de saúde, emissão de documentos, oficinas e oportunidades de capacitação profissional à população do município

O município de Itabaianinha, no sul sergipano, recebeu, nesta terça-feira, 2, o Ciranda Sergipe, programa do Governo do Estado que leva cidadania e inclusão a diferentes regiões. A ação reuniu serviços essenciais da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e parceiros, garantindo desde atendimentos de saúde até cursos de qualificação profissional para a população.

Presente na ação, o governador Fábio Mitidieri ressaltou o impacto do programa. “O Ciranda Sergipe é um programa fantástico. Através dele, o cidadão encontra serviços de saúde, cidadania, qualificação profissional e inclusão. Muitos desses atendimentos as pessoas não tinham condições de realizar em outra cidade e, agora, estão sendo garantidos na porta de casa. Esse é o papel do governo: aproximar-se da população e gerar dignidade”, frisou.

O público teve acesso a consultas e exames gratuitos nas Carretas da Saúde do Homem e da Mulher, além dos serviços da Carreta do Hospital de Cirurgia. Outro destaque foi a parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), que possibilitou o Cabide Social e a Carreta do Empreendedorismo.

A Seasic garantiu, ainda, a entrega dos cartões do Programa CMais Inclusão, a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), oficinas de Segurança Alimentar, espaço de Inclusão Produtiva, além de atividades voltadas para as crianças, como a Oficina Brinquedista, Contação de Histórias e a oficina “Pode ou Não Pode”, que orienta sobre a prevenção à exploração sexual.

A programação contou, também, com o Espaço de Inclusão pela Arte e com oficinas práticas em parceria com o Senac, que instalou uma carreta que ficará um mês oferecendo cursos de gastronomia.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da parceria com o Senac. “A carreta vai ficar o mês todo na cidade oferecendo cursos gratuitos de gastronomia. Isso é qualificação, é oportunidade para que o nosso povo esteja preparado para as vagas de emprego que estão surgindo com o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

Oportunidades

Maria Sandra dos Santos aproveitou a ação para emitir sua nova identidade. “Para mim foi bom, facilitou a vida, acelerou o processo para fazer a identidade”, destacou.

José Arleson, que recebeu uma prótese de desarticulação de cotovelo pelo Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), falou sobre a mudança que espera com o novo equipamento. “Creio que seja uma nova adaptação, mas vai ajudar bastante. Vai ser muito bom pra mim”, considerou.

A artesã Maria Luísa de Jesus expôs sua produção no espaço de Inclusão Produtiva. “O artesanato foi o que me tirou de uma depressão. Já são 14 anos transformando papelão, tecido e EVA em arte, e isso, hoje, também faz parte da minha renda e esse espaço me deu visibilidade para ir mais longe”, relatou.

A população também aproveitou os serviços de saúde. Joana de Menezes Almeida realizou exames na Carreta da Mulher. “O atendimento foi ótimo, principalmente porque consegui fazer o exame que eu precisava e não tinha condições de pagar. Essa oportunidade foi muito importante para mim”, afirmou.

Na área de qualificação profissional, o curso de cocada cremosa, ministrado na carreta do Senac, animou os participantes, como Adriana Marques da Silva. “Um curso desse é caro, e essa oportunidade veio para a gente aprender mais e complementar a renda. É gratificante”, apontou.