Eleições

Vovôs podem decidir quem vai governar sergipanos


 

 

 

 

Eles são mais de 300 mil, mas em condições de votar chegam a casa dos 170 mil e têm condições de decidir quem governará Sergipe, a partir de janeiro de 2015. São os eleitores idosos, que já passaram dos 65 anos de idade.

Boa parte deles querem votar, porque vêm cumprindo o deve cívico desde os 18 anos de idade.

Mesmo sabendo que não são obrigados a votar, a partir dos 70 anos, muitos garantem que só deixam de votar se não puder, se estiver numa cama de hospital, como é o caso de Diderot  Balbino Menezes

O eleitorado jovem está diminuindo, porque boa parte desta faixa de 16 a 18 anos, está desiludida com os políticos e sabe que eles não resolvem os problemas da população, mas buscam soluções para eles próprios, familiares e alguns que financiam as suas campanhas.

No Brasil, a expectativa é de que os jovens, infelizmente, sejam os grandes ausentes das eleições de cinco de outubro e até a sucessão presidencial poderá ser definida pelos idosos.

Segundo João Valmir de Souza, líder dos aposentados em Sergipe, o segmento tem a força para decidir as eleições e depois exigir dos políticos que cumpram com as suas promessas e lutem para acabar com o fator previdenciário e outros obstáculos que atrapalham pensionistas e os segurados do INSS.

João tem pedido aos aposentados que não fiquem em casa, que saiam e pressionem os políticos, para que eles possam trabalhar pela categoria, que sustentou o país e na terceira idade é castigada pela punição em que se transformou o valor da aposentadoria que em muitos casos não dá nem para pagar os remédios.

João Valmir diz que os aposentados estão sendo obrigados a voltar para o mercado de trabalho, na tentativa de sobreviver e muitos até para ajudar a criar os netos, sustentando com alimentação e educação.

Segundo ele, a partir do momento em que os aposentados e pensionistas se acomodam, dizem sim a tudo que está errado no País, contribuem para que os políticos continuem massacrando o povo brasileiro, principalmente os que já passaram dos 60 anos de idade.

João e seus abnegados companheiros da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe tem procurado mobilizar os idosos de todos os municípios, para que cobrem dos prefeitos e vereadores ações que beneficiem a todos.

O líder dos aposentados pede que seus companheiros fiquem atentos às promessas de campanha, para cobrar a execução dos projetos.

Para ele, o horário eleitoral tem que ser visto, porque é a oportunidade que cada um terá para saber sobre os projetos dos candidatos. Temos que guardar na memória tudo que será prometido, para podermos cobrar e verificar se as propostas não se repetem pelos que já têm mandato e nada fizeram, observa João Valmir.

João Valmir diz que os aposentados vivem em total insegurança e aqueles que dependem do salário mínimo têm uma morte lenta.

O Governo vem nos castigando. Conhecemos companheiros que ganhavam mais de dez salários mínimos e hoje aposentados têm que se contentar com um, o que não dá para nada. Tem muita gente que entra em depressão, adoece e morre mais cedo, desgostoso, porque deu a sua vida pelo Brasil e foi rejeitado, discriminado e desprezado, quando se aposentou, lastima João Valmir.

O coordenador das eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Marcelo Gerard, tem repetido nas entrevistas que a Justiça Eleitoral tem um tratamento especial para os idosos, a fim de que eles não fiquem no desconforto das eleições.

A Justiça Eleitoral reconhece que o segmento dos aposentados é fundamental no pleito de cinco de outubro, porque representa uma fatia importante do eleitorado brasileiro e por isso um cuidado especial, para que eles voltem.

 

Por Cláudio Messias


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *