Saúde

SMS realiza 3º Encontro de Ações Inovadoras para Hanseníase


clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)

clique para ampliar

Dentro da nova filosofia administrativa do secretário municipal de Saúde, Luciano Paz,  a Prefeitura de Aracaju, através Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã dessa sexta-feira, 28, o 3º Encontro de Ações Inovadoras para Hanseníase, na Unidade de Saúde da Família (USF) Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. A ação contou com a parceria do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), com a Rede de Atenção Primária (Reap) e também com a participação da referencia técnica em Hanseníase, Anaide Prado, além da apoiadora da 2ª região, Ana Elisabete. O objetivo foi promover uma roda de conversa com usuários já recuperados e com as pessoas que estão realizando o tratamento.

“Realizamos uma roda de conversa, onde foram compartilhadas histórias de vida e trocas de experiências. Foi um encontro marcado por gente, cuidando de gente, que serviu para evidenciar que em todas as situações da vida temos a oportunidade do aprendizado”, relatou Ana Elisabete.

O que é Hanseníase?

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. A doença é curável, mas se não tratada, pode ser preocupante. O tratamento é oferecido gratuitamente em todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju.

Sintomas

A hanseníase acomete primeiramente a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *