Comida

Restaurantes serão obrigados a divulgar informações nutricionais de alimento


Foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), projeto de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que obriga restaurantes, lanchonetes e similares a disponibilizar aos clientes as informações nutricionais dos pratos servidos no estabelecimento. Com o Projeto de Lei do Senado nº 489 de 2011, o senador quer ajudar o consumidor a fazer escolhas saudáveis nas refeições fora de casa, como forma de evitar o sobrepeso e as doenças a ele associadas, como hipertensão e diabetes.

Valadares adverte que muitos brasileiros trabalham em locais distantes de suas residências, sendo obrigados a fazer as refeições em lanchonetes e restaurantes. Essa tendência dos centros urbanos, diz ele, tem resultado no aumento de casos de obesidade. “Atraídos pelo paladar, pela praticidade e pelo preço, muitos brasileiros baseiam a sua dieta em comidas rápidas, caracterizadas por alta densidade energética, abundância de gordura e carboidratos e escassez de fibras, vitaminas e minerais”, aponta.

O senador considera que a disponibilização da informação nutricional dos alimentos servidos pelos estabelecimentos comerciais é condição essencial para que os consumidores tomem consciência do tipo de alimentos que estão consumindo e optem por escolhas mais benéficas.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *