Comida

Projeto de Gualberto disciplina comércio de alimentos em cantinas escolares


 

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT) na Assembleia Legislativa busca disciplinar o comércio de produtos alimentícios em cantinas de escolas públicas e provadas de Sergipe. Entre outros pontos, ele proíbe a venda de frituras e outros produtos que contribuem para o aumento de colesterol, diabetes, obesidade e outras doenças bastante comuns em crianças e adolescentes que não têm o habito da alimentação saudável.

“Tive o auxilio de três nutricionistas para elaboração do projeto. E eles sugerem os produtos que podem ser comercializados nas cantinas em substituição às frituras, por exemplo, sem prejuízo para a saúde das crianças”, informou Francisco Gualberto. “A nossa intenção não é fechar nenhuma cantina. O projeto se refere ao cardápio. Faz a relação entre os benefícios à saúde e aqueles produtos que podem garantir esse benefício”, explica.

O deputado lembra que na verdade esse projeto de lei foi protocolado na Alese há cerca de quatro anos, mas só agora ele começará a tramitar. Além disso, recentemente o ex-deputado Gilmar Carvalho havia pedido o desarquivamento do projeto, com a intenção de reapresentá-lo para acelerar sua tramitação. “O projeto é de minha autoria, mas posso manter o nome de Gilmar Carvalho como co-autor”, disse Gualberto, que é líder do governo na Casa.

Para reforçar sua intenção, o deputado citou ainda o exemplo de uma criança de sete anos de idade, filha de amigos da família, que já foi diagnosticada com vários problemas de saúde por conta dos lanches que consome diariamente na cantina da escola. “Esse combate é o nosso desafio. Podemos evitar que outras crianças e adolescentes passem por esses mesmos problemas”, afirmou.

Nas próximas sessões a Mesa Diretora estará lendo o projeto, distribuindo para as comissões temáticas para em seguida ser votado em plenário.

 

Por Gilson Sousa – DRT – 660/SE