Deus & Fé

Pioneiro na reforma agrária no Brasil morre aos 93 anos


Dom Luciano Cabral morreu na própria residência (Foto: CNBBNE-3)

Faleceu na tarde desta terça-feira, 29, na própria residência, o arcebispo emérito de Aracaju Dom Luciano José Cabral Duarteaos 93 anos. Dom Luciano  sofria de Alzheimer e vinha acamado com problemas de saúde decorrente da idade. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Aracaju.

Segundo a Arquidiocese de Aracaju, o local do velório e sepultamento ainda serão divulgados.

Quem foi Dom Luciano

Dom Luciano José Cabral Duarte, sergipano, nascido em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925, foi Bispo Auxiliar de Aracaju no governo de Dom José Vicente Távora e assumiu a titularidade da Arquidiocese, após nomeado Arcebispo, permanecendo de 1971 a 1998.

Teve uma atuação marcante como intelectual, antes e durante o episcopado, chegando a ser Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, liderando o trabalho para a constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe e foi membro do Conselho Federal de Educação, já como Arcebispo.

Dom Luciano conduziu o primeiro grande projeto de Reforma Agrária de Sergipe e, talvez do Brasil, para a época, quando adquiriu uma fazenda para o projeto chamado PROHCASE (Promoção do Homem do Campo de Sergipe), entre 1968 e 1988, que beneficiou mais de cinco mil famílias.

Dom Luciano foi autor de vários livros, entre os quais: Europa, Ver e Olhar, Europa e Europeus. Viagem aos Estados Unidos, Índia a Voo de Pássaro. Estrada de Emaús, A Igreja às Portas do Ano 2000 e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume”(Tese de doutorado em Filosofia, na Sorbone). Dom Luciano criou a oração das vocações sacerdotais e religiosas rezada nas igrejas do Brasil inteiro.