Cidade

Para Iran, Plano Diretor precisa apontar alternativas para evitar enchentes na Capital


Moradores ilhados na Jabutiana, um dos bairros que mais sofreu com as chuvasMoradores ilhados na Jabutiana, um dos bairros que mais sofreu com as chuvasO líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Iran Barbosa, do PT, expôs o drama vivido pela população em vários bairros da cidade, durante o final de semana, com as fortes chuvas que caíram sobre a Capital. O petista levou imagens e vídeos enviados por populares afetados por alagamentos em bairros como a Jabutiana, Ponto Novo e Zona de Expansão e cobrou soluções por parte da Administração Municipal.

“Recebi muitos apelos, cobranças e pedidos para intervenções no sentido de buscar soluções ou apontar alternativas para os problemas que a população de Aracaju enfrentou durante todo o final de semana”, informou o parlamentar.

Para Iran, é importante que o Parlamento Municipal acompanhe de perto o drama das pessoas que enfrentaram alagamentos e enchentes, como nos conjuntos Santa Lúcia, JK e Médici, no Largo da Aparecida e na Zona de Expansão, entre outras áreas da cidade. “Precisamos sentir o que essas pessoas estão sentindo”, disse.

Diante da situação de calamidade, o parlamentar colocou que a cidade de Aracaju carece de uma política mais séria em relação à prevenção de alagamentos e enchentes.

“Não podemos cobrar somente da atual Administração, porque esse problema não é novo. Mas é importante dizer que a cobrança agora recai sobre quem está administrando a cidade e lembrar que o atual prefeito assumiu o posto com a promessa de solucionar os problemas da nossa cidade”, ressaltou.

Iran Barbosa chamou a atenção para o atual momento, em que Aracaju começa a discutir o projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que, na sua opinião, tem repercussão direta sobre os problemas que a capital sergipana vem enfrentando.

“O PDDU tem a ver com planejamento da ocupação do solo urbano, com o impacto das construções que são feitas, da liberação exagerada para as grandes construtoras, o que é parte dos problemas que estamos vivendo agora; a outra é a omissão do Poder Público Municipal diante disso tudo”, entende o vereador.

Canal que corta o Ponto Novo transbordou completamenteCanal que corta o Ponto Novo transbordou completamenteExperiências bem-sucedidas

Para Iran Barbosa, a Administração Municipal não pode se fugir da responsabilidade jogando a culpa pelas enchentes na natureza ou nas chuvas atípicas. O parlamentar lembrou, ainda, que o prefeito, acompanhado de comitiva, fez várias visitas a países do exterior ao longo dos últimos dois anos.

“E nós sabemos que existem experiências muito bem-sucedidas de convivência de populações e de cidades suscetíveis a enchentes. Há projetos de engenharia bem-sucedidos. Mas é preciso planejamento e investimentos. Não basta dizerem que estão fazendo obras importantes para resolver esses problemas sem dizer onde serão e como serão. Nós queremos saber”, avisou o vereador, que irá protocolar um Requerimento de Informações ao Executivo Municipal para ter acesso aos projetos anunciados pela Prefeitura.

O petista lamentou também que os atuais gestores municipais, depois de quase dois anos e meio de administração, ainda queiram jogar os problemas da cidade para terceiros, como no caso do BRT – Bus Rapid Transit, cuja responsabilidade a Prefeitura transferiu para o Governo do Estado, sendo que foi uma das promessas de campanha do prefeito João Alves Filho. “O povo está cansado disso. É preciso responsabilidade sobre as promessas assumidas em campanha”, disse o petista, para, em seguida, concluir:

“Sabemos que o problema dos alagamentos não é novo, mas é preciso dar respostas à população. Estamos num momento especial, em que estamos discutindo o Plano Diretor, e nele podemos apresentar alternativas interessantes para avançar na solução dos problemas da nossa cidade”.

Escrito por George W. Silva on 26 Maio 2015.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *