Cadê você?

O TROCO DO INGRATO: EDVALDO NEGA APOIO A ANDRÉ


O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) se pronunciou sobre o cenário político que está sendo construído para as eleições deste ano. Por conta da relação próxima com o deputado federal André Moura (PSC) após a liberação de diversas emendas para a Prefeitura de Aracaju, ele se pronunciou sobre as especulações acerca de um possível apoio às escuras ao líder de Michel Temer no Congresso.

RECHAÇOU

Edvaldo rechaçou a possibilidade de apoio a André e reforçou a aliança com a chapa majoritária de Belivaldo Chagas (PSD), que envolve os candidatos a Senado Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT). “Parece que as pessoas não me conhecem ou fingem. Sempre fui político de grupo, nunca deixei de participar daquilo que acredito. A chapa é formada por Jackson e Rogério, e é a que vamos apoiar, inclusive com a presença do PC do B, que é meu partido. […] Mostra o gesto que tenho com Belivaldo, Jackson, Rogério e todos. […] É sempre especulação. Muita gente faz, mas não deveria. Se tem alguém que não especula sou eu. Sempre tive uma posição muito clara”.

VALADARES

Recentemente, André Moura declarou em programas de rádio do Estado que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se posicionava contrariamente à liberação de emendas para Aracaju. Questionado sobre isso, Edvaldo Nogueira confirmou. “Valadares sempre trabalhou contra, se colocou como um obstáculo na liberação de recursos para Aracaju. Ele só se esforçou para liberar recursos quando foi na véspera da eleição, porque achava que o filho iria ganhar. E liberou a emenda que estou usando”, alfinetou.

REBATEU

O senador Valadares. rebateu as alegações do prefeito. “A única coisa que tenho a dizer é que hoje, ao contrário da eleição de 2016, André Moura e Edvaldo comem do mesmo prato, ou seja, são aliados às ocultas. Isso porque o PC do B não aceita o apoio ao líder de Temer, aí ele se aproveita de uma informação falsa do meu adversário para carimbar uma mentira. Jamais faria uma coisa dessas com Aracaju. João Alves era meu adversário e não fiz isso. Pelo contrário, eu ajudei”.

CONTAS REJEITADAS

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) a relação dos gestores que tiveram suas contas rejeitadas ou seus atos administrativos julgados ilegais ou irregulares nos últimos oito anos.

INELEGIBILIDADE

Com o envio, o TCE/SE destaca que a inclusão do nome dos gestores na relação apresentada não gera inelegibilidade, uma vez que é competência da Justiça Eleitoral analisar as decisões proferidas pela Corte de Contas, nos termos da Lei Complementar nº 64/90, verificando se houve configuração de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

PRE

A relação foi entregue à Corte Eleitoral, por meio do Secretário Judiciário, Marcos Linhares, bem como foi encaminhada cópia à Procuradora Regional Eleitoral, Eunice Dantas.

REJEITADOS

Entre as contas reprovadas aparecem de Francisco Carlos Nogueira (Chico do Correio),  Sérgio Oliveira da Silva, José Israel Andrade (Zico)  e também Aragão de Monte Alegre considerado o campeão de todos.

TRAIDOR

O quase traidor vereador Seu Marcos por pouco não foi diplomado, após as eleições de 2016. É bom lembrar que o Ministério Público Eleitoral acatou denúncia feita contra o vereador eleito por Aracaju, Marcos Antônio Soares de Souza (Seu Marcos), do PHS. O processo foi parar nas mãos do promotor Henrique Cardoso, da 2ª Zona Eleitoral. Ele conseguiu se livrar dessa.

ARMAÇÃO

Segundo a denúncia, Seu Marcos obteve apoio e apadrinhamento político do atual ex-vereador Dr. Agnaldo Feitosa.  “O mentor político do candidato denunciado abriu um instituto/creche, localizado na Rua Faustina Araújo lima, nº 133, bairro Bugio, com número de telefone 30032992, denominado ‘Instituto Assis Chateaubriand’, que durante toda campanha eleitoral, serviu com fins totalmente eleitoreiros ao denunciado”, aponta a denúncia protocolada na Justiça Eleitoral.

CRIME ELEITORAL

No local, durante a campanha eleitoral, o candidato teria promovido atendimentos à população, realizado reuniões dentro do instituto, consultas médicas, e colocado os funcionários do instituto a seu serviço eleitoral. Todas as acusações são reforçadas em postagens na rede social do Seu Marcos, que foram anexadas ao processo.

CRIMES

O candidato é denunciado pelo cometimento de três crimes eleitorais: quebra da isonomia na corrida eleitoral; abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Por isso, é feito o pedido à Justiça para que Seu Marcos “seja im-pedido de ser diplomado, caso diplomado, que seja cassado o mandato eletivo.”

CONFIANÇA

Com este histórico político, a turma do Governo do Estado tem que ficar atenta aos passos de Seu Marcos. Se vacilar, ele pula a cerca e depois retorna como Madalena arrependida.