Saúde

Mutirão fará busca ativa de portadores de retinopatias no domingo


A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste domingo, 30, o 1º Mutirão de busca ativa de portadores de retinopatias. A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto, no bairro Japãozinho, das 7h às 12h.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila Carvalho Macedo, o público alvo do mutirão são pacientes que têm diabetes há mais de 10 anos e idosos com baixa acuidade visual. “Teremos dois oftalmologistas e a previsão é atendes 100 pessoas”, informa, complementando que os pacientes já foram selecionados por equipes do PSF e agentes de saúde da Unidade. “Foi feita uma basca entre os usuários que são assistidos pela unidade de saúde”.

A intenção, conforme explica a diretora, é realizar a ação uma vez por mês, sempre em uma unidade de saúde diferente. “Os pacientes que forem diagnosticados com alguma retinopatia, já sairão do mutirão com encaminhamento para fazer o tratamento no Cemar Augusto Franco, sem ter que passar por marcação. O Cemar será porta aberta para tratar esses pacientes”, finaliza.

O mutirão está no contexto do gerenciamento do secretário municipal de Saúde, Luciano Paz, e visa atender pessoas carentes da periferia de Aracaju.

 

Reforma da Unidade de Saúde Porto Dantas está concluída

clique para fazer download
clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS) Unidade depois da reforma
clique para ampliar
clique para ampliarUnidade antes de ser reformada

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Porto D’antas, localizada no bairro Porto D’antas. A reforma teve o objetivo de melhorar a estrutura física da unidade para trazer maior conforto aos pacientes e trabalhadores do local. Todas as paredes foram rebocadas, o telhado está renovado e unidade ainda recebeu nova pintura.

De acordo com a gerente da USF Porto D’antas, Maria Soares de Lima, durante a reforma, os atendimentos ofertados no local não foram interrompidos. “Adequamos da melhor forma possível para que a população não ficasse sem atendimento. Nós seguimos os protocolos repassados pela SMS, que indicou não pararmos o atendimento em hipótese alguma. E agora, com a reforma concluída, tudo vai beneficiar ainda mais o atendimento ao cidadão”, pontuou.

Para Maria Lídia Santos Oliveira, que integra o Conselho de Saúde do Porto D’antas, a comunidade só tem a agradecer pela conclusão da reforma. “O secretário Luciano Paz veio pessoalmente na unidade quando ela ainda estava em reforma, nós conversamos com ele e isso nos deu uma tranquilidade. Agora a Unidade de Saúde está toda pronta, e isso vai melhorar ainda mais os atendimentos ofertados a todos os pacientes”, disse.

Segundo a gerente da Divisão de Manutenção (DIMAN), a engenheira civil, Vanessa Krisciane Silva Santos, esses reparos são classificados como emergenciais. “Após as chuvas, algumas unidades apresentaram problemas nos telhados e estamos dando atenção especial a este quesito”, explicou.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *