Meio Ambiente

Mudas de espécies nativas da caatinga vão recompor trecho de mata ciliar do São Francisco em Sergipe


Ação é fruto de acordo de cooperação técnica entre a Codevasf e o SergipeTec; mais de 20 mil mudas já foram plantadas em todo o estado de Sergipe

Assentamentos e propriedades rurais do município sergipano de Gararu receberam 6,5 mil mudas de espécies nativas da caatinga para o reflorestamento de matas ciliares. A ação integra o projeto “Florestas Apícolas”, executado em parceria pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A iniciativa contribui para a revitalização do rio São Francisco, além de favorecer a apicultura.

A ação teve o apoio da diretoria do Meio Ambiente da prefeitura de Gararu, além do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Para atender ao objetivo do projeto de proporcionar o reflorestamento integrado ao desenvolvimento econômico, foram selecionadas mudas com alto potencial melífero, ofertando néctar para as abelhas e favorecendo a produção apícola. As mudas selecionadas foram produzidas na Biofábrica de Mudas Vegetais do SergipeTec com o uso de técnicas de cultivo in vitro e enxertia.

O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e coordenador do projeto “Florestas Apícolas”, disse que o objetivo principal é buscar alternativas para recuperar a vegetação de forma ágil e agregando renda aos produtores. “Pelo cultivo in vitro é possível produzir plantas de qualidade em qualquer época do ano sem a necessidade da semente. Por outro lado, com a enxertia promovemos uma floração mais rápida, com maior produção apícola em menos tempo”, afirmou.

Patrocinado pelo Ministério da Justiça, o projeto “Florestas Apícolas” é uma das iniciativas conjuntas previstas em acordo de cooperação técnica firmado em 2015 pela Codevasf e pelo SergipeTec. Nesse período, já foram produzidas mais de 30 mil mudas nativas dos biomas caatinga e mata atlântica, sendo que mais de 20 mil unidades já foram plantadas em todo o estado de Sergipe. Uma iniciativa para distribuição de abelhas melhoradas geneticamente também está em andamento.

“É muito importante essa ação por meio de parcerias, sobretudo quando o município está envolvido, porque é no município que a vida acontece e as necessidades daquela comunidade brotam. Assim, promovemos uma recuperação do meio ambiente direcionada da melhor forma para atender os moradores locais, inclusive criando alternativas para a geração de renda”, afirmou Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, ressaltou o apoio da empresa à produção apícola. “A Codevasf tem realizado uma série de ações para fortalecer a apicultura, beneficiando centenas de famílias no estado. É uma atividade que tem crescido bastante e que representa uma fonte de geração de renda importante para diversas comunidades rurais no semiárido e no Baixo São Francisco”, explicou.

De 2013 até o momento, a Codevasf investiu mais de R$ 1 milhão em ações de inclusão produtiva, estruturando 289 famílias e 17 entidades comunitárias com colmeias, materiais de produção e equipamentos para extração de mel e pólen. O apoio à atividade inclui ainda capacitações e dias de campo para apicultores beneficiados pelas ações de inclusão produtiva.