Arte & Cultura

Marchinhas de carnaval dão o ritmo ao “Folia da Gente”


Programação será encerrada com oficina de ritmos no dia 6
Marchinhas de carnaval dão o ritmo ao terceiro dia da ‘Folia da Gente’ (Foto: Instituto Banese)

O ritmo do frevo e o passo das marchinhas de carnaval invadiram o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda nesta sexta-feira, 30. A tão conhecida ‘Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar…’, foi só uma, entre as tantas canções que remetem ao período carnavalesco, tocadas pela Orquestra Zé Frevança, do município sergipano de Laranjeiras. Realizado pelo Instituto Banese e pelo Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana e o apoio do Café da Gente, a ‘Folia da Gente’ trouxe muita animação nesse terceiro dia de festa.

Além da banda Zé Frevança, a programação da folia contou também com a ‘Feirinha da Gente’, realizada por meio da parceria do Instituto Banese com o SEBRAE e apoio do IPHAN. A Feirinha da Gente é um ambiente criado para reunir produtos que retratam o fazer artístico do povo sergipano. Ela vem acontecendo em eventos que já fazem parte do calendário de atividades do Museu da Gente Sergipana, e hoje, na Folia da Gente, contou exclusivamente com produtos dos núcleos de rendeiras do estado.

Para a rendeira Adriana Santos Lima, presidente da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderem), a Feirinha da Gente é mais uma oportunidade que o museu cria para a divulgação da arte sergipana. “Importante demais essa feirinha para que a gente possa divulgar a renda irlandesa que produzimos. Sem falar na felicidade e no orgulho que nós rendeiras sentimos ao mostrar o nosso trabalho. Eu acho que fazendo isso o museu mais uma vez cumpre seu papel de valorizar o que é da nossa terra e nós temos é que agradecer esse convite e parabenizar pela folia da gente que está muito bonita”.

A diversão entrou pela porta da frente do museu e foi recebida com sorriso pelos visitantes, percorrendo as instalações e exposições em direção à feirinha da gente, localizada no estacionamento. O frevo, o confete, a serpentina e a fantasia estavam em todos os cantos. Adultos, idosos, crianças, homens e mulheres dançaram juntos e transformaram o lugar em um grande baile de carnaval. Dona Ester Oliveira, aposentada, vestiu sua fantasia de bruxinha e não parou de dançar um só minuto. “Isso aqui é maravilhoso, me lembrou os tempos de carnavais de bandinha que a gente ia atrás. Eu adoro carnaval. É alegria? Tá comigo. E que bom que a gente pode encontrar isso aqui no museu”, comemora.

Pais e filhos também se divertiram juntos ao som do frevo. A mãe do pequeno Isaac, Ivyna Gomes, trouxe o menino fantasiado para participar da folia. “Quando eu era pequena eu sempre participei de festas de carnaval mais tradicionais, e agora estou tentando passar pra ele essa cultura dos carnavais de rua. Além de me divertir muito junto com ele, também vim prestigiar a feirinha. Ela valoriza os nossos produtos, e a valorização do que é da nossa terra é fundamental”, disse.

A Orquestra de Frevo Zé Frevança, formada em 2009, tem como maestro Wendel de Menezes, filho do mestre da cultura popular da cidade de Laranjeiras, seu Zé Rolinha. José Ronaldo de Menezes, o Zé Rolinha, agradeceu o convite do Instituto Banese em nome da Orquestra. “O Museu da Gente Sergipana e o Instituto Banese estão de parabéns por promover a cultura popular de Sergipe aqui dentro do museu. A Orquestra está muito feliz em participar da ‘Folia da Gente’. Nós precisamos conservar este tipo de carnaval, ele não pode sumir, por isso dá muita felicidade animar festas como essa de hoje”, falou o mestre.

Segundo o Diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, essa folia carnavalesca está viva e é fundamental preservá-la. “Essa folia está no coração do povo sergipano, do povo de Laranjeiras, de Divina Pastora, e de todo mundo que está aqui. É uma maravilha ver as crianças, as famílias, as senhoras e os mais diversos públicos atendendo ao nosso convite e participando dessa alegria que é feita com carinho”, completou Marcelo Rangel.

No dia 06, a programação será encerrada com uma oficina de ritmos, com o músico Pedrinho Mendonça e o grupo Burundanga, grito de carnaval com a cantora Patrícia Polayne e mais Feirinha da Gente, dessa vez com produtos tradicionais e contemporâneos oriundos de diversos cantos de Sergipe. A programação será gratuita. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se.

Fonte: Instituto Banese


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *