Coluna Aqui & Acolá

MAMAM ATÉ A ÚLTIMA GOTA E DEPOIS JOGAM A CHUPETA FORA


O deputado estadual Gustinho Ribeiro (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, para cobrar uma solução definitiva do governo do Estado para preservar os empregos de quase sete mil servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). O parlamentar sugeriu que a Assembleia Legislativa promova uma grande audiência pública para debater o tema e tentar encontrar uma alternativa.

“Fui um dos primeiros deputados a ser procurado por uma comissão representando os servidores da FHS. Eu mantenho a minha sugestão de realizar uma grande audiência pública aqui na Alese, com a participação de parlamentares, do MPE, MPF, Ministério Público do Trabalho, da Procuradoria do Estado e dos diversos órgãos que podem influenciar na busca de uma saída jurídica para salvar esses empregos”, defendeu Gustinho Ribeiro.

O deputado disse que são quase sete mil servidores aguardando uma solução e que o governo não pode apenas “criar uma nuvem de fumaça”. “Quando soube da reunião de uma comissão com o governador Belivaldo Chagas (PSD), a gente achava que ia sair alguma posição, mas o governo apenas disse que vai fazer um estudo para tentar encontrar uma solução, mas essas pessoas estão angustiadas e preocupadas porque o tempo está passando. O governo não pode tentar maquiar a realidade ou criar uma cortina de fumaça para enganar os servidores”.

Gustinho considera que tem muita “demagogia” em quem apenas critica as Fundações e revela que o problema não está na estrutura administrativa, mas na falta de gestão. “Deixaram um rombo de mais de R$ 200 milhões nas Fundações. Nós defendemos que o parlamento se mobilize e encontre uma alternativa para tranquilizar esses servidores e salvar estes empregos. Vivemos num País com 14 milhões de desempregados e o governo de Sergipe não pode colocar em risco mais sete mil trabalhadores”.

RETORNO

O Governo de Sergipe informa que continua em vigor o decreto que suspende as aulas da rede pública estadual de ensino. O retorno das aulas está previsto para ocorrer na segunda-feira (04/06) já que, devido a paralisação dos caminhoneiros, foram afetados serviços essenciais para o bom funcionamento das 355 unidades escolares de Sergipe, tais como: a oferta de combustível para o transporte escolar, a distribuição de merenda escolar com alimentos perecíveis, além do transporte de professores e alunos no interior do estado.

ESSENCIAIS

Os serviços essenciais estão sendo regularizados, gradativamente, a fim de que cerca de 155 mil alunos não sejam prejudicados no calendário escolar. A direção da escola deverá acompanhar as adversidades de cada unidade escolar e, junto com os professores e equipe gestora, verificará a melhor forma de regularizar o ano letivo.

2

OBRAS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está de olho nas obras que se encontram paralisadas em Sergipe. De acordo com um levantamento feito pela Coordenadoria de Engenharia, existem em torno de 400 em estagnação.

3

SELEÇÃO

Desta quantia, foram selecionadas as 70 mais relevantes para que sejam cobradas providências sobre o retorno de seus andamentos. O procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, explicou que será elaborado um relatório final a partir do mapeamento. “Faremos um diagnóstico daquelas que têm um maior risco, tanto social quanto financeiro. Saberemos quais podem se deteriorar facilmente com o tempo, e são essas que precisam de uma atenção especial. São as de grande impacto social, e saber que essas paralisações são danosas ao erário público”.

4

VISITAS

Serão realizadas a identificação de cada uma, as visitas, e a Corte de Contas irá procurar saber o porquê da inoperância. “Isso está em andamento, as equipes estão sendo designadas e, em um prazo próximo, teremos o diagnóstico finalizado”, concluiu Bandeira. Outras obras que não entraram no rol podem ser incluídas durante todo o processo.

5

SOLUÇÕES

Após esses levantamentos, o TCE encaminhará, junto às prefeituras municipais e entidades vinculadas ao Governo do Estado, soluções para que cada uma seja retomada e tragam menos prejuízos aos cofres públicos e à sociedade.

6

PREJUÍZO

Para o presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), o empresário Luciano Barreto, Aracaju vive um exemplo das consequências de licitações que tiveram prazos e etapas cumpridas.

7

MAIS DE MIL

“Hoje nós temos mais de mil obras paradas na capital, e isso tem que acabar. Com a lei, quem ganha é a sociedade. Teremos obras de qualidade, dentro do prazo, e fazendo jus aos impostos pagos pelos cidadãos”, afirmou.

8

LUIZ ALVES

Professores, alunos e responsáveis pelos estudantes do Colégio Estadual Luiz Alves, na Colônia Trezes, em Lagarto, reivindicam do secretário de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, construção de mais salas de aula, reforma da quadra poliesportiva , inclusive com cobertura e outras benfeitorias.

9

POÇOS

A Deso informa que aumentará a distribuição de água em Ribeirópolis, com a perfuração de dois novos poços artesianos. O povo quer água de qualidade e paga muito bem por isso.

10

ITABI

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de Itabi assinaram termo de cooperação, que permitirá a melhoria na segurança dos cidadãos. Isto é muito bom, porque polícia e sociedade tem que andar juntas, porque só assim o povo terá mais tranquilidade.

11

DIGITAL

Cidadãos de Porto da Folha terão a vida facilitada no que diz respeito a documentos de identificação, uma vez que a Secretaria de Estado da Segurança Pública fez convênio com a Prefeitura da cidade, para disponibilizar local para colheita de assinaturas e impressão digital, para serem encaminhadas ao Instituto de Identificação em Aracaju.

12

UMBAÚBA

Usuários da Rodovia SE-290, que liga os municípios de Umbaúba e Itabaianinha reivindicam a recuperação da malha asfáltica, para evitar acidentes e outros problemas. A via esburacada, também, prejudica a escoação da produção dos municípios, com prejuízo para a economia local. Também se reivindica a sinalização.

13

PEDRA MOLE

O Governo do Estado doará um imóvel na Praça João Lucas de Santana, s/n, em Pedra Mole, para que seja utilizado em prol da comunidade. O problema é sempre a manutenção. Se o prefeito for relaxado, logo, logo está no bagaço.

14

CARMÓPOLIS

Ganhará um imóvel, para ser usado em benefício da população e fica localizado na Avenida José Amado Alves, s/n. A doação é do Estado e espera-se que seja bem cuidado, servindo aos interesses dos “carmopolitanos”.

15

TROCOU

O deputado Moritos Matos trocou o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Rede Sustentabilidade (Rede). Eles fazem isso sem consultar a quem lhe deu o mandato, o povo. Mas também povo é besta e só serve mesmo para votar e tomar no escudo.

16

ATRASOS

Padecer no inferno é o que acontece com funcionários terceirizados que prestam serviços no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, que pertencem às empresas Multiserv e Embratis. O pessoal chega a ficar até três meses sem ver a cor do real.

17

DESCULPA

A empresa Multiserv confirmou que há atraso de uma folha de pagamento dos funcionários. “Não estamos recebendo há mais de 90 dias [da Secretaria de Saúde] pelos contratos firmados, e período legal que a empresa pode suportar é justamente 3 meses. Há uma dívida no montante aproximado de R$ 5 milhões e estamos tentando buscar um meio junto a secretaria para solucionar o problema”, explicou o assessor de comunicação da empresa.

Por Cláudio Botafogo Messias

 sua foto do perfil, A imagem pode conter: Amaral Cavalcante