Deus & Fé

Laranjeirenses mantêm tradição da lavagem do Bonfim


Fé marca cortejo da lavagem em Laranjeiras
Caminhada seguiu até a igreja Senhor do Bomfim
Fé marca cortejo da lavagem em Laranjeiras (Foto: Prefeitura de Laranjeiras)

Aconteceu, no último sábado, 13, na cidade histórica de Laranjeiras, o Cortejo e Lavagem das Escadarias do Bonfim, conduzido por Babalorixás e Ialorixas.  Autoridades do município, visitantes e da comunidade local prestigiaram o evento.

O ato começou por volta das 17h, em frente ao Terreiro Filhos de Obá, com um canto das mães e pais de santo. Em seguida, os participantes seguiram em caminhada para a Igreja do Senhor do Bonfim. Representantes dos Terreiros falaram sobre a Intolerância religiosa e a importância de respeitar a diversidade.

Durante o cortejo os participantes deixaram uma mensagem de fé, amor e esperança para todos sergipanos. “Este é um momento único de agradecimento e celebração. Obrigada!”, disse a mais antiga mãe de santo de Laranjeiras, dona  Marieta, a ‘Ekedi’ do Terreiro Filhos de Obá  (protetora dos orixás), que aos 90 anos fez questão de acompanhar todo o cortejo.

“Que nós saibamos respeitar o diferente e viver em uma sociedade plural. Que a paz reine sobre todos. Que sejamos mais tolerantes”, disse a secretária municipal da Pesca e Igualdade Racial e organizadora do evento, Sandra Sena.

‘Paz’. Esse foi o pedido do prefeito de Laranjeiras, que já planeja um evento maior para o próximo ano. “Este é um momento de simbolismo e emoção para todos laranjeirenses. É nossa cultura, fé e deve ser respeitada e valorizada. No próximo ano iremos organizar um evento maior. Que o Senhor do Bonfim proteja todos nós”, disse Paulão das Varzinhas, prefeito do município.

Fonte: Prefeitura de Laranjeiras