Cadê você?

Jovens aprendem sobre riscos da gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis


 

Claudio
 LAMARÃO

Por orientação do secretário Luciano Paz, as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realizam o “Projeto Protagonismo Juvenil” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, localizada do bairro Lamarão. As ações foram realizadas  nos dias 21 a  25 de setembro, das 8h às 12h, na própria escola e teve como objetivo debater com os alunos de 12 a 18 anos sobre os temas de prevenção às DST/Aids, gravidez não planejada, uso correto dos métodos contraceptivos e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. O projeto foi composto por uma turma com 25 alunos.

SÃO CRISTÓVÃOPrefeitura de São Cristóvão autorizou o encaminhamento do Projeto de Lei (PL) que, mediante aprovação do legislativo, garantirá a concessão do serviço de transporte escolar privado no município. A assinatura da proposta foi realizada na presença do representante dos proprietários do transporte escolar, Joselino da Silva. 
VEREADORESO PL  do transporte escolar em São Cristóvão FOI entregue na Casa Legislativa  para apreciação dos vereadores “Estamos muito satisfeitos porque o prazo de 20 dias foi cumprido pelo prefeito, que tem honrado todas as promessas feitas à categoria. Agora só nos resta esperar que os vereadores do nosso município aprovem a lei e concedam a legalidade do serviço para esses 45 trabalhadores”, declara o representante dos proprietários de vans, Joselino Silva.

 

MOSQUITOS

Após várias solicitações da Prefeitura de São Cristóvão a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município.  A liberação do benefício foi realizada após o envio de mais um relatório técnico, apresentando uma análise detalhada dos dados entomoepidemiológicos de toda a cidade, pela equipe de pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES.

 COMBATE

Os trabalhos de controle ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo realizados através de operações de Ultrabaixo Volume (UBV), com carros “fumacê”, nas ruas do Centro Histórico de São Cristóvão, a fim de manter o indicador de proliferação da doença em níveis controláveis. Mas as ações não param por ai, pois para complementar o serviço e garantir a eficiência do mesmo a gestão municipal realizará, de forma paralela, sua própria aplicação de UBV costal, na região do Grande Rosa Elze.

DESAFIO

Segundo Carlito Ferreira Jesus (Galeguinho da Roupa), o prefeito Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho) continua ainda mangando da cara do povo de Itabaiana. Você quer fazer propaganda, dizendo que cortou 50% do seu salário. Você está pensando que o povo é poço para engolir corda. Mas como você sempre diz: ” quem tem o poder da caneta é você “. Vamos ver se você corta o salário da vice e mostre o contra cheque que você realmente cortou o dela. Aí eu vou dar gargalhada, desafia Galeguinho.

 RETIRADA

O competente Paulo Pereira lá de Glória diz que na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, o clima esquentou mais uma vez, a bancada da oposição se retirou do plenário para não votar em um projeto “duvidoso”, segundo a Líder de Oposição, Cácia de Zico.

 OBJETIVO

Em um pequeno resumo contestado por alguns vereadores de Nossa Senhora da Glória tem como objetivo, vender imóvel público para adquirir outros, com a finalidade de construir o centro administrativo, construção de casas populares e contribuir com um terreno para a UFS Sertão. De acordo com a bancada da oposição o projeto contém várias falhas, alguns anexos que o documento fala não estava presente, memorial descritivo, planta e valores. Um mandado de segurança foi protocolado para impedir que o referido projeto não siga em frente.

 DUVIDOSO

Um trecho que chamou bastante atenção dos parlamentares opositores foi o parágrafo 2º, que segundo eles diz, “Que a finalidade da arrecadação tem prioridade, mas não exclusividade”. Com isso no momento em que o projeto foi colocado em votação, os três vereadores, Cácia de Zico, Gaguinho e Tita, se retiraram do plenário.

 

 APROVADÃO

Mesmo com a ausência dos opositores o projeto foi aprovado pela situação por ter uma vantagem no número de vereadores, Maisa Feitosa (é a professora vereadora que mandou o colega vereador Gaguinho dá o C para o marido dela, mas advertiu que o cabra gosta mesmo é do r de mulher. Deve questão de experiência própria, me diz um sujeito gaiato), Vaneide, Dudu, Flavio do PT, Astrogildo e Ivone.

 SEM ERRO

O vereador Astrogildo, se manifestou em relação ao ponto de vista da oposição, e fez o seguinte questionamento, “Me apontem algum erro no projeto, apenas um, esse projeto é semelhante ao que foi aprovado ano passado pelos mesmos vereadores”, finalizou Astrogildo. Os vereadores de Oposição não se manifestaram sobre o questionamento do vereador Astrogildo Soares. O Projeto aprovado segue para a Comissão de Redação Final e sansão do prefeito Chico do Correio.

 SEM REMÉDIO

Recebo lá de Itabaiana, do amigo Carlito Ferreira Jesus (Galeguinho da Roupa) um vídeo do “Postinho da Feira das Panelas” e nele se constata que só prateleiras. Onde estão os remédios?  E olha o que o Galeguinho escreve: Veja população e o pessoal do face que o que eu falo não é mentira. Não tem nada, nada; nada, nada no postinho da feira das panelas. E olhe que esse postinho já foi referência no Estado. Agora encontra com o prefeito Valmir (Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho) e essa diretora que não dar atenção a população. O que temos mais de precioso na vida é a saúde e o prefeito de Itabaiana não está nem aí com a população”. Está transcrito e é só ir lá para conferir. Mas não vá doente, porque senão você morre, já que não tem medicamento.

 PRONATEC

Com o objetivo de capacitar profissionalmente os cidadãos são-cristovenses a Prefeitura, numa parceria conjunta entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo “João Bebe Água” (Fundact), realiou no auditório da Sedest, as inscrições para preenchimento das 60 vagas ofertadas pelo Ministério do Turismo, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na oportunidade serão disponibilizadas 40 vagas para os cursos de Salgadeiro, com duas turmas de 20 alunos cada, no período da manhã e da tarde, e mais 20 para o curso de Artesão de pintura em tecido, com turma única no período da tarde.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *