Aposentados

I Encontro em Defesa da Pessoa Idosa debate os diferentes tipo de violência contra o idoso


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o I Encontro em Defesa da Pessoa Idosa na capital. O evento realizado pela Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e teve como objetivo discutir ações de prevenção e denúncia a qualquer tipo de violência contra o idoso.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde do Adulto e Idoso, Patrícia Ribeiro Rocha, o evento é uma forma de promover conscientização a respeito dos diretos da pessoa idosa. “Esse evento tem a extrema importância de construir uma consciência cidadã que reflita sobre a violência contra o idoso, que é um mal silencioso, que a gente precisa combater através da informação com o intuito de debater essa violência, em suas diferentes formas”, explicou.

clique para ampliarFotos: Ascom/SMS
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

O evento promovido em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, contou com a participação da assessoria jurídica da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) e com um representante da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis.

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde, Lidiane Gonçalves, a ação foi pensada diante do número cada vez maior de notificações sobre violência contra o idoso. “Em alusão a data comemorativa e diante das denúncias que temos recebidos lá na secretaria, decidimos realizar esse primeiro encontro para conscientizar a sociedade e mostrar que essa violência existe, não é normal e acontece de diferentes formas.

O encontro contou ainda com atividades realizada pelo Programa Academia da Cidade, falando sobre a importância de um envelhecimento ativo visando à melhoria da qualidade de vida dos idosos, a partir da prática diária de exercícios físicos.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *