Coluna Aqui & Acolá

GOVERNO GARANTE EMPREGOS NA FHS



O  drama dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde parece que tem os dias contados, posto que o governador Belivaldo Chagas, PSD, promete dá uma solução jurídica, por meio de um projeto a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, que vai assegurar que ninguém ficará no olho da rua. Vamos esperar.

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que garante estabilidade aos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foi assinado pelo governador Belivaldo Chagas e enviado à Assembleia Legislativa.

Na última segunda-feira, 6, os trabalhadores da FHS, representados pelo Sintasa, fizeram uma paralisação de 12 horas e uma mobilização na frente da Alese, com o objetivo de sensibilizar os deputados estaduais e governador do Estado para que os servidores da fundação sejam incorporados à Administração Direta, através da Lei 7.993/2015, visto que a FHS deverá ser extinta no dia 31 de março de 2019.

O governador Belivaldo Chagas em entrevista a um programa de TV nesta quinta-feira, 9. “A partir da próxima semana, nós vamos encaminhar para a Assembleia Legislativa a solução para este problema, conforme prometemos. Já me reuni essa semana com a Procuradoria Geral do Estado e já encontramos a solução. Estarei assinando amanhã o projeto de lei”, declarou.

“A estabilidade dos trabalhadores da FHS sempre foi uma luta do Sintasa. Nós sempre provocamos isto para que eles fossem incorporados. Então, recebemos esta notícia do governador com muita alegria e expectativa. Sempre cobramos do Governo do Estado, e do próprio Belivaldo Chagas, quando ele era o então vice-governador. Nós também provocamos a Procuradoria Geral do Estado para que se pronunciasse. Hoje, estamos com a esperança que tudo dê certo. Vamos aguardar até segunda-feira para que o projeto seja encaminhado e depois votado para que a angústia de três anos destes servidores, finalmente, venha acabar”, afirmou Augusto Couto, presidente do Sintasa.

A extinção da FHS, que se arrasta desde 2015, foi acordada entre o Estado e o Ministério Público Federal (MPF). Desde então, aproximadamente 3800 servidores realizaram mobilizações para garantia dos empregos, independentemente, do fim do contrato.

1

PREFEITO CASSADO

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Poço Redondo, Admisilson Chagas Junior. O prefeito é acusado de prática de compra de votos durante o pleito eleitoral de 2016. Admisilson perdeu por cinco votos a dois, a defesa recorrerá da decisão.

2

INELEGÍVEL

Rogério Carvalho é presidente do PT em Sergipe e pré-candidato ao Senado na chapa continua inelegível. De acordo com informações de bastidores Rogério a todo custo procura meios para tentar emplacar sua candidatura.

3

LÍNGUA

Através do twitter o candidato a governador Valadares Filho, disparou contra seu rival Belivaldo Chagas: “É vergonhoso como Jackson/Belivaldo vem usando o diário oficial para amarrar alianças políticas. Nomeações eleitoreiras sem nenhum critério técnico.”. Em sua frase Valadares filho da a entender que Jackson e Belivaldo são a mesma pessoa (Tipo um dentro do outro)

4

NINGUÉM

Como já divulgado em outras matérias, ninguém do PT queria Fernando Haddad como Vice, mas tiveram que engolir a seco a ordem do “mestre dos magos Lula”, que continua preso, mas que absurdamente continua mandando e desmandando no PT.

5

DINHEIRO

Serão 270 milhões de reais que o PT terá a sua disposição para a campanha eleitoral e deverá ser o partido mais beneficiado com o fundo eleitoral. Tá sobrando grana nos cofres públicos hem?

6

DEVOLVIDO

“A Lava Jato devolveu o maior valor já devolvido na história brasileira para uma vítima, mais de R$ 1 bilhão. Muitas pessoas, ao longo a minha vida, disseram que a gente jamais conseguiria recuperar dinheiro desviado do Brasil.” Essa foi a declaração de Deltan Dallagnol, um dos responsáveis pela Operação Lava a Jato, na cerimonia que marcou a devolução do dinheiro.

7

ÁGUA

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informou que em virtude de manutenção eletromecânica da estação de bombeamento EE3, haverá interrupção no abastecimento de água nesta sexta-feira, 10, no período das 10h às 15h, nos bairros abaixo relacionados: Aeroporto, Augusto Franco, Aloque, Pov. Areia Branca, Capucho, Castelo Branco, Centro Administrativo, Coroa do Meio, DIA, Farolândia, Jabotiana, Jardins, Grageru, Inácio Barbosa, Luzia, Médici, Mosqueiro, Orlando Dantas, Parque dos Coqueiros, Pereira Lobo, Ponto Novo, Robalo, Salgado Filho, Santa Lúcia, Santa Maria, Santa Tereza, São José, Sol Nascente, Suissa, Terra Dura, 13 de Julho, Atalaia, Aruana e Coroa do Meio, Siqueira Campos, Jose Conrado de Araújo, Novo Paraiso e Bairro América.

8

ABASTECIMENTO

A Deso informou que, excepcionalmente, caso ocorra algum imprevisto dificultando a conclusão dos serviços, o horário previsto poderá ser ultrapassado. A regularização do abastecimento ocorrerá gradativamente a partir das 15h. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer aviso.

9

EMERGÊNCIA

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d’ água e reservatórios residenciais. Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

10

CRISTINÁPOLIS

A Prefeitura de Cristinápolis assinou nesta quinta-feira, 09, um termo de ajustamento de conduta (TAC) em que se compromete a desativar o matadouro do município interditado na quinta em operação coordenada pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE).

11

DEMOLIÇÃO

No documento, está prevista a demolição de estruturas de apoio, como currais e salgadeiras e a descontaminação do solo e recuperação ambiental da área degradada. Em seguida, o galpão principal será transformado em garagem para veículos oficiais do município.

12

TERMO

No mesmo dia da interdição, a prefeitura de Tomar do Geru já havia assinado o termo de ajustamento de conduta referente a seu matadouro. Os termos do do acordo preveem a demolição das estruturas de apoio ao abatedouro e manutenção do galpão principal para uso da cooperativas de Catadores de materiais recicláveis do município, após descontaminação da área.

13

DESATIVAÇÃO

Com as medidas, os dois municípios irão desativar permanentemente os matadouros municipais. Para a procuradora da República Lívia Tinôco, este é o principal objetivo das operações de fiscalização dos matadouros de Sergipe já que, na avaliação do Ministério Público, as prefeituras não devem se comprometer com a infraestrutura de uma atividade privada, como é o abate de animais.

14

READEQUAÇÃO

O promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Carlos Henrique Siqueira Ribeiro, destacou o benefício à população. “Ainda que as medidas exijam uma período de readequação para os comerciantes, a saúde da população e a proteção do meio ambiente serão diretamente beneficiadas com o fechamento dos abatedouros, que não tinham higiene nem nenhuma condição permanecer funcionando, pois descumpriam todas as regras sanitárias e toda a legislação ambiental”, enfatizou.