Esporte

Estudantes começam guerra esportiva


Abertura dos Jogos das Primavera será nesta terça, 30

Solenidade acontece no auditório da Biblioteca Epifânio Dória

 

Seed lançará a edição 2015 dos Jogos da Primavera (Foto: arquivo Seed)

Já está tudo pronto para o lançamento dos XXXII Jogos da Primavera. O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação Física (DEF), será aberto oficialmente nesta terça-feira, 31, às 10h, no auditório da Biblioteca Epifânio Dória.

O lançamento contará com a presença de 15 alunos/atletas de destaque em competições esportivas, entre eles, o ciclista Breno Morais e a atleta de voleibol de praia, Maria Eduarda Lisboa, ambos pertencentes às seleções brasileiras de suas respectivas modalidades.

A diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, fará a apresentação do formato dos jogos. Haverá também uma palestra de Edgar Antônio Hubner, que é o Gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude. Hubner falará sobre a importância dos Jogos Escolares da Juventude.

Jogos da Primavera

Os Jogos da Primavera, maior evento esportivo do estado, constituem a etapa estadual que serve de classificação para os Jogos Escolares da Juventude e para a Paralimpíada, competições de nível nacional, organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), respectivamente. Cerca de 350 unidades de ensino estarão participando, entre escolas estaduais, municipais e particulares.

As competições acontecerão no período de 28 de julho a 10 de agosto para a categoria A (alunos/atletas dos 12 aos 14 anos), e no período de 24 de setembro a 8 de outubro para a categoria B (alunos/atletas dos 15 aos 17 anos).

Os jogos contarão com 18 modalidades, sendo quatro coletivas (futsal, basquetebol, voleibol e handebol) e 14 modalidades individuais: atletismo, natação, voleibol de praia, xadrez, badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, ciclismo, judô, karatê, luta olímpica, paratletismo, paranatação e tênis de mesa.

Com informações da Seed