Economia

Empresários estão animados com o futuro da indústria petrolífera


Otimismo. Esse é o sentimento entre os empresários sergipanos com o cenário futuro da cadeia de petróleo e gás para os próximos meses. Após quatro dias de inúmeros contatos realizados durante a Rio Oil Gas 2018, a meta é preparar os empreendimentos para o novo momento que se aproxima.

Depois de um período turbulento, com a interrupção de investimentos por parte das grandes operadoras do setor, a expectativa agora é pelo aumento no volume de negócios e a retomada definitiva da atividade.

“É unanimidade entre todos nós que o período mais difícil já ficou para trás. Desde o início do ano já estamos percebendo uma melhoria no ambiente de negócios, com empresários mais dispostos a reinvestir. Esse é o momento de intensificar os trabalhos para aproveitar as oportunidades que irão surgir”, destaca Sandro Tojal, proprietário da Sigmarhoh, que atua no mercado de soluções para prospecção de petróleo e gás.

Durante a Rio Oil & Gas, além da divulgação de seus produtos e serviços e da troca de informações com outros empresários, os sergipanos também puderam participar da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Lá eles tiveram contato com representantes de grandes empresas do setor para prospectar novos negócios.

Este ano participam da Rodada 32 empresas âncoras, entre elas nomes de peso como Transpetro, Andrade Gutierrez e Halliburton, e 356 ofertantes de diversas regiões do país. A expectativa é que sejam gerados mais de R$ 230 milhões em negócios até os próximos doze meses, um valor 30% superior ao registrado na última edição da Rio Oil & Gas em 2016.

“Em um primeiro momento muitos desses contatos não se transformam em negócios, mas é a partir daí que conseguimos construir uma parceria. Vamos agora buscar estreitar as relações com o setor de compras dessas empresas e quem sabe nos transformarmos em fornecedores de mão de obra”, detalha Williames Amorim da WN Serviços e Empreendimentos.

Uma outra ação para a apresentação desse portifólio foram os encontros promovidos pelo Sebrae entre as empresas de Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte e Espírito Santos.

Rio Oil & Gas

A feira reuniu representantes de 31 países com a proposta de discutir as perspectivas e caminhos para o futuro da indústria no Brasil e no mundo. Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Riocentro para conhecer os produtos e serviços disponibilizados por 540 expositores, além de participar de conferências, palestras, apresentações de trabalhos e diversos debates sobre tecnologias digitais, sustentabilidade, segurança, abastecimento e gestão da indústria.

O Sebrae esteve presente na Rio Oil & Gas oferecendo atendimento especializado e apoiando a participação de 24 empresas e entidades de cinco estados por meio do estande Ilha Sebrae. De Sergipe marcam presença a Rede PetroGas, além da Wellcon e Engepet.

A presença dos sergipanos foi mais uma ação do Projeto Energias de Sergipe, desenvolvido pela instituição. Segundo o diretor técnico do Sebrae em Sergipe, Marcelo Barreto, essa participação é essencial para a promover o acesso a novos mercados e fortalecer os pequenos negócios que atuam no segmento. “Quando provemos uma missão técnica estamos oferecendo ao grupo a chance de conhecer novas tecnologias, ter contato com grandes operadores do setor e realizar negócios. Ficamos felizes com os resultados alcançados e vamos continuar trabalhando para viabilizar outras oportunidades como essa”.

Fonte: ascom Sebrae