Câmaras Municipais

Documentos da CPI do Lixo em debate


Vereadores debatem documentos em reunião da CPI do Lixo
Material será analisados pelos vereadores da CPI
Vereadores da CPI do Lixo vão se reunir no dia 3 de maio (Foto: Heribaldo Martins) 

Na tarde desta terça-feira, 24, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a 4º reunião Ordinária da CPI do Lixo. Desta vez os membros da CPI, composta pelos vereadores Vinicius Porto (DEM), Elber Batalha (PSB), Professor Bittencourt (PCdoB) e Fábio Meireles (PPS), receberam documentos solicitados nas reuniões anteriores à Delegacia Geral (Deotap), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Tribunal de Justiça (TJ).  Eles também decidiram um plano de trabalho para dar mais celeridade à análise destes documentos.

O vereador Fábio Meireles acredita que até a próxima reunião os membros da CPI já consigam ter se debruçado sobre os diversos documentos. “Hoje foi feita a leitura dos documentos que nós recebemos. O material enviado pela PGM veio sem áudio, no entanto, o erro já foi corrigido e agora nós iremos nos debruçar sobre ele. O documento que veio da Deotap veio sem conclusão e sem as escutas. Então o plano de trabalho para que possamos analisar estes materiais da maneira correta foi apresentado para que não haja nenhum prejuízo”.

Vinicius Porto, presidente da Comissão, afirmou que a  maioria das solicitações foi atendida pelos órgãos. “Hoje foi entregue todo o material que havíamos pedido e isso é muito bom. Ficaram apenas pendentes os documentos da Emsurb e do MP e assim que recebermos, colocaremos em prática nosso plano de trabalho”, disse.

O parlamentar Professor Bittencourt calcula que a CPI esteja ocorrendo dentro do prazo. “Acho que estamos andando dentro do ritmo esperado, pois primeiro há um levantamento expressivo de documentação, mesmo assim, estamos dentro do esperado”, Bittencourt

Elber Batalha criticou a demora de alguns órgãos no envio da documentação. “Acredito que até agora os avanços foram mínimos porque nem todos os documentos chegaram, e alguns chegaram incompletos. Além disso, o prazo para que estes documentos cheguem até a casa é amanhã. E nós precisamos que a CPI tenha um ritmo mais acelerado para que não passemos do prazo de 120 dias sem uma resposta à sociedade. A nossa expectativa é que tudo que falta chegue até amanhã”.

Os pares decidiram que a próxima reunião acontecerá na próxima quinta-feira, 3 de maio.

Com informações da CMA