Vale o que está escrito

Dia D: Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado. Leve a sua picada e seja feliz por muitos anos


Sábado, 30 de abril, é Dia D de Vacinação contra a Gripe. Em Aracaju, a Prefeitura fará a abertura oficial da campanha às 8h no SAME – Lar de Idosos, no Bairro Industrial. Além da vacinação, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem estarão fazendo aferição de pressão dos idosos assistidos pela entidade, que contará ainda com um médico para atendê-los. A abertura da campanha terá também a participação de grupos de capoeira de idosos do bairro e de Samba de Coco da Legião da Boa Vontade (LBV).

Ainda no sábado, as 43 unidades de saúde da capital estarão abertas das 8h às 17h, para vacinar o público alvo – crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos e com comorbidades (com prescrição médica), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) contra a gripe, além da população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.Também serão montados estandes de vacinação nos shoppings Jardins e Riomar, onde equipes estarão imunizando o público alvo contra a gripe, exceto crianças, das 9h às 17h.

clique para ampliarArte: (Ascom/SMS)

 

Segundo Débora Moura, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, além da vacina, é necessário que as pessoas tenham alguns cuidados para prevenir a doença. “Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes” orienta Débora. Ela também recomenda que a  população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Débora Moura ainda destaca que as crianças a partir de 6 meses, que nunca foram imunizadas contra a Influenza, precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. “Aquelas crianças que foram vacinadas no ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização”, esclarece.

Não deixe que esse vírus se espalhe, procure a partir deste sábado, 30, uma das unidades de saúde e se imunize. A campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio e tem como objetivo reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *