Sem categoria

Dez Unidades de Saúde da Família iniciam implantação de agendamento eletrônico


clique para ampliarMaria Aparecida Dantas já usou o sistema para agendar consulta para a mãe

clique para ampliar
clique para ampliar

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está iniciando o processo de implantação de agenda eletrônica nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Dez USFs já estão funcionando com o sistema de marcação de consultas agendadas previamente, com data e horário marcado para o profissional que o paciente é acompanhado na unidade. Além disso, também está sendo informatizado o controle das farmácias das USFs e hospitais municipais, e implantado o prontuário eletrônico.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, a agenda eletrônica é apenas uma das implantações que a SMS está desenvolvendo. “A agenda é importante porque começa a colocar em evidência aquele cidadão que chegava cinco horas da manhã e que não vai precisar mais chegar tão cedo, pois como lá não é urgência, ele vai apenas na unidade para deixar marcada a data que melhor se encaixa para o seu atendimento. Mas já quem precisar ter atendimento de urgência, é importante destacar que o paciente precisa procurar os hospitais municipais”.

De acordo com a apoiadora da 3ª região, Francileide Lobo, esse agendamento facilita que o paciente seja bem acolhido pela unidade. “Inicialmente, implantamos em quatro e agora já implantamos em mais seis, no total, são dez unidades com esse agendamento. O paciente será avaliado de uma forma que, se for urgência, a gente faz o encaminhamento para o setor de urgência, e se for um caso que possa ser realizado dentro da unidade e não tem vaga para aquele médico do Programa de Saúde da Família (PSF) no dia em que o paciente for, ele já pode sair da unidade com o seu agendamento para a data que ele preferir. Se for retorno, ele também já pode deixar marcado”, destaca.

A paciente da USF Dona Sinhazinha, Maria Aparecida Dantas, veio para a unidade e aproveitou para agendar consulta para ela e para sua mãe. “O agendamento eletrônico facilitou muito a minha vida e a de minha família, pois agora eu mesma posso vir, trazer o cartão SUS da minha mãe e marcar o horário certo que ela pode comparecer. Isso é muito bom porque não arriscamos em chegar e não ter vaga, pois já está com data e horário marcado. Amanhã vou trazer o cartão do SUS dos meus filhos e vou marcar consulta para eles também”, diz.

Cleide Silva Santos está grávida de quatro meses e é atendida pela USF Dona Jovem. “Como estou grávida vim receber o meu repelente e aproveitei para deixar a minha consulta marcada para o médico que me atende. Essa agenda é muito importante, pois diminui muito aquelas filas logo cedo no posto para se consultar. Agora cada um tem seu horário e data marcada. A prefeitura está de parabéns, é a primeira vez que venho marcar consulta assim, e saio daqui satisfeita”, pontua a gestante.

A apoiadora Francileide Lobo ainda afirma que esse serviço que a Secretaria Municipal de Saúde está iniciando mostra o compromisso de atender bem o cidadão aracajuano, que pode ir na unidade e escolher a melhor data para ser atendido. “Isso facilita que o paciente não precise chegar cedo na unidade, porque já está marcado e também ele mesmo organiza sua programação de comparecer à unidade no dia que ele preferir, com a hora marcada para o médico com quem ele já é atendido”.

O secretário explica que a parte de medicamento também está sendo informatizada, além da implantação dos prontuários eletrônicos, que acontecerá ainda esse ano. “A recepção dos dois hospitais já está fazendo o acolhimento de forma eletrônica e já estamos concluindo também a implantação do prontuário eletrônico também nos hospitais e o fornecimento da dispensação de medicamentos. Das unidades de saúde, a USF Osvaldo Leite, que foi reinaugurada em dezembro, vai ser a unidade-piloto na implantação desse prontuário eletrônico. Essa unidade já tem equipamentos na maior parte dos consultórios e na recepção também. Então, assim que a pessoa for recebida pela unidade, o prontuário não será mais no papel, e sim dentro desse sistema”, finaliza Luciano.

Horário de agendamento

A gerente da USF Dona Sinhazinha, Gleide Nascimento, explica que o horário para realizar o agendamento é sempre das 7h às 17h. “Mesmo algumas dessas unidades funcionando em horário estendido, o horário de agendamento é sempre até as 17h. E a população está aprovando esse novo sistema de marcação”.

As 10 Unidades com esse sistema de marcação são: Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas), Joaldo Barbosa (b. América), Dona Sinhazinha (b. Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Osvaldo Leite (Santa Maria), Anália Pina (Almirante Tamandaré), Lauro Dantas (Bugio), Dona Jovem (b. Industrial), Geraldo Magela (conj. Orlando Dantas) e Cândida Alves (Santo Antônio).

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTEA+A-

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *