Cadê você?

Deputados não querem votar projetos que aumentam impostos, para que povo pague pelo buraco financeiro do Estado


Messias – 25 de setembro

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

ClaudioTAINAHO deputado estadual Valmir Monteiro, PSC, fez um apelo dramático para que os sergipanos doem sangue, para que a jovem Tainah Santos de Jesus seja salva, com o transplante de medula óssea. Valmir passou um vídeo, onde Tainah pede ajuda, para que ela não vire anjo.

ARTISTAS

Wesley Safadão, Paulinha Abelha (Caldinha Preta), Erick Ricarte (Pânico na TV), Gustavo Rojão Diferente e Danielzinho do Forró Quarto de Milha são alguns dos artistas que gravaram vídeos e colocaram nas redes sociais, pedindo ajuda para salvar Tainah Santos de Jesus. O deputado Valmir Monteiro conclama os sergipanos para um grande ato neste dia 26 em prol da menina e que a campanha continue, até ela conseguir a cirurgia e ter a vida salva.

APELO

Valmir Monteiro apresentou Indicação, solicitando do governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, bem como ao secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral, para que, de forma justa, veja a possibilidade de utilizar como exemplo da campanha “Outubro Rosa”, a luta, garra, força de vontade, esperança e fé contra o câncer da jovem Tainah Santos de Jesus, de apenas dez anos de idade, da cidade de Lagarto.

ClaudioBANCO DO NORDESTENa manhã  segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu um convite para participar da ação do Banco do Nordeste com o objetivo de promover ações de prevenção à saúde para cerca de 80 funcionários da empresa. Na ocasião, foram aplicadas 70 doses da vacina contra a H1N1 (gripe Influenza), 54 doses da Hepatite B, e 50 contra a dT (difteria adulto e Tétano). Também foi realizada palestra sobre as Hepatites Virais,  54 verificação da Pressão Arterial e 53 testes de glicemia capilar. A ação faz parte da Superintendência Estadual de Sergipe e da Gerência de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida. Agradecido, o secretário municipal de Saúde, Luciano Paz, deu total apoio a iniciativa do BNB.

 PUXA-SACO

O deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, apresentou requerimento de congratulações pelo aniversário do amigo e ex-prefeito de Aracaju, Zé Almeida Lima. O presidente da Assembleia, Luciano Bispo, PMDB, não perdeu a deixa e comentou: Garibalde é um puxa-saco danado de Almeida Lima. Claro que os parlamentares deram uma gostosa gargalhada.

DINHEIRAMA

O deputado estadual Capital Samuel Barreto, PSL, quer saber o que o Estado já fez com os mais de R$ 200 milhões que sacou dos precatórios dos servidores, já que o governo deve anunciar hoje que vai continuar pagando os salários dos funcionários à prestação. Será que o dinheiro sumiu?

SAÚDE MENTAL

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), torna público o Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde, oferecendo elementos para que o aluno possa analisar e contextualizar a saúde mental e a saúde coletiva no Brasil. Em Aracaju, serão oferecidas 40 vagas, sendo 30 destinadas aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial/REAPS e 10 para profissionais das demais Redes de Atenção à Saúde. As inscrições estão abertas desde o dia  25/09/2015  e vão até 26/10/2015. A iniciativa é mais uma ação do secretário municipal de Saúde, Luciano Paz.

 PARCERIA

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) começou anteontem e vai até sexta-feira, a Semana Alusiva aos 95 anos da corporação. Com atividades esportivas, culturais, preventivas, de saúde e lazer, a iniciativa tem o objetivo de motivar e integrar a tropa, com foco na promoção da qualidade de vida e na valorização profissional, para isso, convidou a Prefeitura de Aracaju para fazer parte das comemorações, o que recebeu total apoio do secretário municipal de Saúde, Luciano Paz.

TABAGISMO

Durante toda terça-feira, 29, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, no bairro Industrial, participou da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), promovida pela empresa Viação Modelo para todos os seus funcionários. A convite da empresa, o enfermeiro da Unidade Dona Jovem, Geison Ricardo Valença, fez uma palestra sobre o uso das drogas e do tabagismo, os riscos, prevenções e os males causados por esses hábitos.

TRABALHADORES

Segundo o gerente da Unidade Dona Jovem, Wellington Franca, essas parcerias são essenciais para promover a saúde dos trabalhadores. “Essas ações são importantes para prevenir doenças. Na parte da tarde, a partir 14h, o médico da Unidade, Dr. Wendell Santos, irá dialogar com os funcionários da empresa sobre doenças sexualmente transmissíveis, como Hepatite e Sífilis e ainda irá explicar como se prevenir dessas doenças”, ressalta

NÃO AOS IMPOSTOS

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, garante que não votará favorável aos projetos do Governo de Sergipe para aumentar impostos. Mesmo sem ele, as propostas serão aprovadas na Assembleia Legislativa, porque o Governo tem a maioria dos 24 parlamentares. Mas vale a pena espernear e mostrar posição.

 NÃO VOTAR

Capitão Samuel Barreto pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, para não colocar na pauta de votação esta semana os projetos do Governo do Estado, que pede aprovação de mais impostos para que os sergipanos banquem a cobertura do rombo das contas do Estado. O deputado quer mais tempo para analisar as propostas com seus pares no parlamento.

SEM GANHAR

Projeto em que o povo não ganha, só paga, não pode ser votado apressadamente, argumenta o deputado Capitão Samuel, para justificar o seu pedido de retardamento na discussão, votação e aprovação dos projetos do Governo Jackson Barreto, que arrocha os sergipanos.

INAUGURAL

A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, não participou da sessão de hoje na Assembleia. Ela esteve na aula inaugural do campus da Universidade Federal de Sergipe em Nossa Senhora da Glória. Lúcia Falcon foi a convidada de honra para a primeira aula.

LUTOU

Ana Lúcia Menezes foi uma das parlamentares que lutaram para que o sertão sergipano tivesse o seu campus da UFS. Agora só falta o Governo do Estado constituir a sua universidade. Os sergipanos agradecem e muito.

 

FALHA NOSSA

A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, fazia uma exposição sobre o caos do ensino público e pediu para a sua assessoria colocar no painel slides com os imóveis semidestruídos, apelidados de colégios, e não se viu coisa alguma. Simplesmente o “pendrive” entregue pela assessoria para a sonoplastia da Assembleia não continha a bagaceira. E aí ficou só na imaginação de quem assistia ao pronunciamento da parlamentar.


AVALIAÇÃO

Fábio Mitidieri avalia que o PSD atravessa um novo momento e que já é uma realidade em Sergipe. “Uma semente foi plantada lá atrás e começou a germinar. Nosso partido está cada vez mais fortalecido. Estamos felizes em ver o crescimento, que estamos ganhando espaço, ganhando em credibilidade. Hoje o PSD é um partido com projeção para o futuro, que tem objetivos determinantes para as próximas eleições. Queremos aumentar o número de prefeitos, não vamos abrir mão de participar da eleição em Aracaju, onde queremos ser ouvidos, e vamos ter candidatura própria na chapa majoritária de 2018. Os projetos estão sendo construídos”, anunciou.

ABSENTEÍSMO

As faltas dos pacientes aos procedimentos médicos, o chamado absenteísmo, eram um dos maiores problemas enfrentados pela Rede Municipal de Saúde. Em agosto, quando o secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz anunciou mudanças no processo de marcação de consultas e exames era possível registrar índices de até 70% de faltosos em algumas especialidades. Entretanto, após a campanha de remarcação de consultas e exames (encerrada no dia 31 de agosto), esse índice vem caindo consideravelmente.

ESPECIALIZADA

A Rede de Atenção Especializada (Reae) de Aracaju, em parceira com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), através da Rede de Atenção Primária (Reap), realizou uma reunião no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos. O objetivo foi capacitar os gerentes e apoiadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) sobre os fluxos de trabalho das especialidades médicas de Aracaju. Estes debates fazem da orientação para os trabalhos da SMS, sob a batuta do secretário Luciano Paz.

CHIKUNGUNYA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu do Laboratório Central (Lacen) a confirmação de três casos de Chikungunya em Aracaju. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, desses casos, um veio de Salvador. “Os outros dois foram coletados através da rede de Atenção Primária de Aracaju, nas Unidades da Saúde da Família Sinhazinha e Lauro Dantas”. O secretário Luciano Paz tem intensificado o combate ao mosquito transmissor da doença, que é o mesmo que transmite a dengue.

 SOCIEDADE

O secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, participou do tradicional almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), que reúne profissionais de diversas especialidades da Medicina. O convite, feito pelo presidente da instituição, José Aderval Aragão, teve o objetivo de debater sobre a atual situação da saúde pública da capital sergipana. Na ocasião, o secretário fez um breve relato sobre o quadro atual, apresentando os recursos e investimentos, mostrando que a prioridade da atual gestão é atender os interesses do cidadão que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda participaram do encontro, o consultor extraordionário da SMS, Adalberto Canuto, e o diretor Administrativo Financeiro, Antônio José Saraiva de Almeida.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *