Cadê você?

DEPUTADO PALHAÇO QUASE SAI NO TAPA


 

Na manhã de hoje, servidores públicos estaduais lotaram as galerias da Assembleia Legislativa, pedindo apoio aos parlamentares contra o Governo do Estado que vem atrasando o pagamento dos salários. Francisco Gualberto conversava com um funcionário do Fisco, explicando as dificuldades de caixa do Governo, quando um servidor desceu das galerias e disse: este é um palhaço. Vamos para a rua. Gualberto ficou vermelho, saiu do plenário e foi na captura do funcionário. Os policiais entenderam a gravidade da situação e foram para conter o líder do Governo na Assembleia. Outras pessoas também intercederam e evitaram que Francisco e o cidadão saíssem no tapa. Gualberto é esquentado e quando o sangue lhe sobe na cabeça, sai de baixo, porque ninguém sabe até aonde ele pode chegar. O comentário lá era que os dois iam sair na porrada e isso só não aconteceu, por conta da interferência de policiais e outras pessoas.

FRACASSO

Dirigentes dos servidores estaduais anunciaram aos quatro cantos que colocariam 20 mil ou mais trabalhadores no protesto de ontem, contra o atraso de salários. Foi um fracasso a mobilização, porque não compareceram 300 funcionários na porta da Assembleia. Foi um tiro no pé e isso dá força para que o Governo continue sacaneando a turma, pagando quando quer.

GALERIAS

Servidores públicos estaduais que ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa foram advertidos várias vezes pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, PMDB. Eles estavam se manifestando com aplausos e vaias e tentavam interromper os discursos. Luciano explicou que o Regimento da Casa não permite qualquer tipo de manifestação: contra ou a favor do orador. Disse que é preciso saber ouvir, inclusive o contraditório aos nossos interesses.

ACALMAR

A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, tentou acalmar os colegas servidores, para evitar que as galerias fossem evacuadas. Ela foi conversar com uma funcionária exaltada, que pedia a regularização do pagamento dos barnabés. Ela não conseguiu e foi uma jornalista que convenceu a servidoras se retirar da galeria. Ela saiu protestando.

02

MATADOUROS

Os matadouros de Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória e Frei Paulo serão visitados pela Vigilância Sanitária e poderão ser fechados nos próximos dias, causando enormes prejuízos para criadores e comerciantes. Além disso, centenas de famílias dependem dos serviços prestados pelos abatedouros.

03

SIMÃO DIAS

Mais de 400 famílias vão passar sérias dificuldades, caso seja fechado o Matadouro de Simão Dias. No próximo dia 15 haverá uma audiência com o Ministério Público e o resultado poderá ser a interdição do local.

04

CONSÓRCIO

O deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, diz que é preciso fazer alguma coisa para evitar o fechamento de vários matadouros no Estado. Uma das alternativas é a formação de um consórcio, para administrar as unidades, envolvendo os municípios. Com isso, ele acredita que haverá como evitar o desemprego na área de matadouros e garantir um produto de qualidade.

05

SEM GRANA

O que se comenta nos bastidores é que o Governo do Estado não terá grana para pagar os salários deste mês em setembro e esse compromisso poderá ficar para outubro. É esperar para ver no que vai dar. O negócio é não gastar por conta.

06

PREVIDÊNCIA

Deputados de situação não estão nada satisfeito com a vontade do Governo de aumentar em 1% a contribuição dos servidores para a Previdência estadual. Entendem que o constante atraso no pagamento dos salários e principalmente dos aposentados faz o momento difícil e constrangedor para aumentar qualquer tipo de desconto do funcionalismo.

07

MESTRES

Os professores da rede estadual vão paralisar as atividades no dia 16 de agosto e se somar à Greve Geral dos Servidores, que será promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em parceria com diversos sindicatos. A participação foi definida em assembleia realizada nesta quarta-feira, 9, na sede do Instituto Histórico de Sergipe. “Deliberamos participar dessa paralisação por causa da política de empobrecimento dos professores que estão com o plano de carreira totalmente destruído”, comentou o vice-presidente do Sintese, Roberto Silva.

07

ANTECIPAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale (PSD), mais conhecido como Nitinho, convocou sessão especial, nessa quinta-feira, 10, para antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Sem querer adiantar os nomes de sua chapa à reeleição, o vereador confirmou a eleição para às 10h.

8

QUER VOLTAR

Além do candidato a reeleição, o nome que é especulado para presidir a outra chapa é do ex-presidente da CMA, vereador Vinicius Porto. Os vereadores têm prazo até 22h de hoje, para registrar chapa. E alguns parlamentares estão buscando anular votação na Justiça.

21

REGIMENTO

O vereador Iran Barbosa (PT) posicionou-se contrariamente ao processo eleitoral antecipado. “Do ponto de vista da razoabilidade não é aceitável que uma Mesa Diretora, que tem 24 meses de mandato a cumprir e que ainda está no oitavo mês de gestão, já convoque uma eleição para sua sucessão”, avaliou o parlamentar, acrescentando que do ponto de vista da legalidade, o artigo 84 da Lei Orgânica do Município determina que a eleição para a renovação da Mesa Diretora seja realizada em sessão especial, até o encerramento da Sessão Legislativa Ordinária do segundo ano da legislatura.

9

SEM CPI

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale (PSD), o Nitinho, ainda tem esperança que o recurso jurídico da Casa contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo seja apreciado pelo Poder Judiciário antes de acabar o prazo para sua implantação. Na decisão judicial, que obriga a formação da CPI, é estabelecido que esta seja formada após cinco sessões consecutivas depois da notificação. O prazo, segundo o presidente, finaliza na próxima quarta-feira, 16.

10

MANOBRAS

Nitinho nega que a bancada governista esteja fazendo manobras para que as sessões sejam adiadas e argumenta que toda decisão judicial será cumprida. “Gostaríamos que a soberania do Poder Legislativo fosse reconhecido. Respeitamos a decisão da juíza Simone Fraga, mas é importante ressaltar que a maioria dos pares desta Casa votou contra esta Comissão”, explica.

11

INVESTIGAÇÃO

A CPI do Lixo investigará os contratos firmados pela Prefeitura de Aracaju com a Torre Empreendimentos para a coleta do lixo e limpeza pública entre os anos de 2010 e 2016. O vereador da oposição, Élber Batalha (PSB), admite existir tais estratégias, para evitar a CPI. “Elas podem ser utilizadas, mas vamos continuar firmes discutindo essa situação, e mantendo nossa posição para investigar. Haverá debate para ver quem irá compor a Comissão. Tenho interesse em participar, já que fui o idealizador, e pretendo esclarecer todas as mazelas referentes à questão do lixo de Aracaju. Ontem, houve o estratagema da Mesa para ganhar tempo a mais, quando não abriram a sessão até o horário limite”, diz o parlamentar sendo menos cauteloso do que ontem. “Claramente estão ganhando tempo para ver quem cansa primeiro, mas eu sou paciente, vamos conseguir instaurar essa CPI”, garante o parlamentar.

12

MUITO DINHEIRO

A Câmara de Vereadores aprovou, em sessão extraordinária, um aumento de 5% para os servidores da Casa legislativa. O placar foi unânime a favor do reajuste, e contempla os funcionários ativos e inativos. A votação deste e demais proposituras ocorreu na manhã de ontem.

13

PRIVATIZADO

O aeroporto de Aracaju está no rol dos empreendimentos deste segmento que deverão ser privatizados pelo Governo Federal. Os estudos técnicos estão em andamento e deverão ser avaliados até o final deste mês pelo Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), segundo informações enviadas pela assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

14

PRIVATIZAÇÃO

Os problemas que assolam o Matadouro de Lagarto podem levar o prefeito Valmir Monteiro optar pela privatização do estabelecimento. O Poder Municipal alega não ter recursos para executar as obras necessárias no local. A situação é motivo de ações judiciais.

15

OBRAS

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagarto explicou que a situação se arrasta há vários anos e que os últimos gestores executaram somente medidas paliativas, apesar de terem assinado Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério público do Estado, se comprometendo a fazer as obras no Matadouro.

16

MAIS UMA VEZ

A Justiça, conforme informações da Prefeitura de Lagarto, já havia interditado o Matadouro, mas acabou permitindo a continuidade das atividades no local até que o Frigorífico de Itabaiana (que é o mais próximo da cidade) começasse a funcionar. Como o local já está em funcionamento, a Prefeitura acredita que a qualquer momento, a Justiça determine novamente a interdição do Matadouro de Lagarto.

17

NO BOLSO

O Governo do Estado deu prosseguimento ao pagamento de servidores estaduais ontem,a quarta-feira, dia 09, quando receberam os celetistas das Fundações de Saúde e servidores do Samu. Amanhã, sexta-feira, 11, recebem os servidores estatutários da Saúde e Fundações, Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Codise, Cehop, Pronese, DER, Adema, Jucese, Detran, ITPS, Fundação Aperipê, Renascer, Fapitec e demais secretarias.

18

PENSIONISTAS

O pagamento de aposentados e pensionistas ocorrerá da seguinte forma: sábado, dia 12, recebem de forma integral 13.631 aposentados e pensionistas cujos vencimentos são de até R$ 3 mil. Aqueles cujas remunerações são superiores a R$ 3 mil, recebem esse valor dia 12 e o restante dia 23.  O calendário dos servidores estaduais, referente ao mês de julho, iniciou no dia 29, com o pagamento integral dos professores lotados em escolas e servidores do Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev.

19

ESCOLAR

A prefeitura de Riachão do Dantas tem prazo de 15 dias, contados desde hoje, quarta-feira, 9, para regulamentar, em lei, a disponibilidade do transporte escolar para estudantes universitários. O prazo foi estabelecido pelo promotor de justiça Kelfrenn Teixeira, que atua na Comarca de Riachão do Dantas.

20

IRREGULAR

O promotor entende como irregular a postura da prefeitura em ofertar o transporte público, gratuito, para os estudantes universitários e assegurou que a medida do município não está em conformidade com as normas constitucionais. Nesta quarta-feira, 9, o promotor esteve reunido com representantes do município, oportunidade em que ficou estabelecido que a prefeitura adotará as medidas necessárias para regulamentar o serviço, para se ajustar à legislação federal.