Agricultura

Cultura do coco é tema de simpósio em Sergipe e colombianos buscam parcerias para combater pragas do coco e dendê


Clique aqui para salvar o arquivo
Especialistas na cultura do coco, pesquisadores, assistentes técnicos e produtores participam nos dias 8 e 9 de maio, em Aracaju, do ‘Simpósio sobre a Cultura do Coqueiro: Prospecção de demandas, Registro de Agrotóxicos e Amarelecimento Letal’.
O evento é de abrangência nacional e é promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).O objetivo do encontro, que acontece na sede da Unidade da Embrapa, na Avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, é levantar demandas para o direcionamento da programação de pesquisa com todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva do coco em todas as regiões produtoras do país.
O acesso ao evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A programação envolve apresentações de cenários de pesquisa e de mercado do coco no Brasil, reuniões em grupos de trabalho para levantamento de demandas de pesquisa e soluções tecnológicas, além de palestras e mesas-redondas com debates e esclarecimentos técnicos sobre as normas para registros de agrotóxicos no país e o amarelecimento letal, uma das mais graves e ameaçadoras doenças do coqueiro no mundo atualmente. Com o simpósio, a Embrapa espera ter subsídios para dar direcionamentos estratégicos relevantes para as pesquisas com coco para o Brasil.
“O coco é uma cultura de grande relevância para o país, especialmente no Nordeste, Sudeste e Norte. Esperamos ouvir diretamente dos produtores e assistentes técnicos o que eles esperam em termos de soluções tecnológicas para aumentar produção e produtividade, combater pragas e doenças e fortalecer a cultura nessas regiões”, afirma o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Fernando Cintra, um dos organizadores do simpósio. Com 23 pesquisadores especializados em coco, a Embrapa Tabuleiros Costeiros reúne o maior conhecimento agregado sobre a cultura no país, e é referência internacional em coqueiro há três décadas.
As especialidades vão desde o preparo e seleção de mudas até estudos de mercado como resultado da produção, passando por práticas de manejo, fertilidade do solo, irrigação, melhoramento genético, combate a pragas e doenças, entre outras.
Entre as publicações mais importantes sobre o tema, estão o Sistema de Produção de Coco no Brasil e a Árvore do Conhecimento do Coco, ambas disponíveis naAgência Embrapa de Informação Tecnológica. As atividades acontecem na quinta (8) das 8h30 às 17h30, e na sexta (9) das 8h30 às 12h15.
Mais informações pelo telefone (79) 4009-1316 ou através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.
SERVIÇO O que: ‘Simpósio sobre a Cultura do Coqueiro: Prospecção de demandas, Registro de Agrotóxicos e Amarelecimento Letal’ Quando: 8 e 9 de maio – 8h30-17h30 (8) / 8h30-12h15 (9)
Onde: Embrapa Tabuleiros Costeiros – Av. Beira Mar, 3250, B. Jardins – Aracaju-SE
Contatos: (79) 4009-1316 / tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br Núcleo de Comunicação Organizacional Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) (79) 4009-1381 / tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br Foto: Saulo Coelho

 Técnicos da Colômbia querem parceria para pesquisa de pragas e doenças do coqueiro e dendê

publicado em 25/4/2014
 

Dois técnicos radicados na Colômbia estiveram, nos dias 23 e 24 de abril último, na Embrapa Tabuleiros Costeiros, com o objetivo de conhecer os trabalhos de pesquisa da Unidade a respeito do controle de pragas e doenças do coqueiro e discutir sobre possíveis parcerias de pesquisa.

O entomologista alemão do International Center for Tropical Agriculture (CIAT) Bernhard Loehr e a pesquisadora  colombiana Ana Milena Varela foram recepcionados pelo chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Marcelo Ferreira Fernandes, e em seguida se reuniram com  diversos pesquisadores da Unidade.

Eles intercambiaram informações e discutiram a possibilidade de transferência e parceria de pesquisa sobre controle biológico de pragas como a broca-do-olho-do-coqueiro (Rynchophorus Palmarum) que ataca diversas palmáceas como o coco, dendê e o palmito na costa do Pacífico na Colômbia e já diminuiu uma área considerável de coqueiros.

Outra praga que preocupa os técnicos da Colômbia é a broca-vermelha-das-palmeiras (Rynchophorus Ferrugineus) que, segundo Bernhard Loehr, pode representar um problema muito sério e causar grandes perdas econômicas em plantações de coco e dendê, caso seja introduzido no Brasil.

Loehr relata que, em dezembro de 2008, a broca-vermelha-das-palmeiras foi constatada na ilha de Curaçao, no Caribe, localizada há apenas 26 km da costa da Venezuela. “ Na sua passagem pela Ásia, Oriente Médio, Mediterrâneo e Estados Unidos, o inseto causou perdas econômicas de mais de 30 bilhões de euros”, relata Loehr.

Por esses motivos,  os visitantes pretendem fomentar um projeto conjunto envolvendo a Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria (Corpoica), o CIAT, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Os visitantes abordaram interesse em estudos de cooperação sobre o potencial da mosca parasitóide (Billaea Rhynchophorae) no controle biológico das brocas do olho e vermelha. A mosca parasita a broca-do-olho e pode parasitar a broca-vermelha.

A mosca parasitóide é encontrada naturalmente no sul da Bahia. Devido à proximidade da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas, Bahia, eles sugerem ser ponto de apoio às pesquisas sobre essa mosca que, segundo ele, não foram feitos estudos sobre a biologia do inseto e seu método de criação em laboratório. .

Possibilidades de cooperação foram discutidas com os entomologistas da Unidade, e de imediato, foi sugerida a inserção de uma atividade de pesquisa relacionada à mosca em projeto específico do Arranjo do Sistema de Produção de Coco, o qual está sendo elaborado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A comitiva colombiana segue em visita para a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz da Almas, Ceplac, em Ilhéus, para Universidade de São Paulo, e a Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariuna.

Texto e foto:
Ivan Marinović Bršćan    (Registro Profissional 1634/09/58/DF)
Núcleo Comunicação Organizacional
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Fone:(79) 4009-1381
ivan.brscan@embrapa.br
www.cpatc.embrapa.br
Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)
4009-1381 / tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *