Saúde

CTA Itinerante realiza testes rápidos para jogadores de futebol do Orlando Dantas


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarJogador Orcelon Alves
clique para ampliarjogador José Robson
clique para ampliar

Por orientação do secretário de Saúde, Luciano Paz, na tarde desta quarta-feira, 30, o Programa Municipal de DST/Aids, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, realizou testes rápidos para cerca de 35 jogadores de futebol do conjunto Orlando Dantas. A ação teve a parceria do Programa Saúde do Homem, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela. Além dos testes, os moradores tiveram a oportunidade de realizarem testes de glicemia, aferição da pressão arterial e a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC). Também foram distribuídos preservativos masculinos.

De acordo com a referência técnica do Programa DST/Aids, Marília Uchôa, a ação faz parte do início das comemorações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado dia 17 de outubro.

Para o jogador Orcelon Alves, de 68 anos, essa ação é tão importante que deveria ser feita em todas as áreas da comunidade que possuem práticas de esporte. “Eu me preocupo em praticar atividades físicas. Sempre nos reunimos para jogar bola e, assim, cuidamos da nossa saúde. Esses profissionais vieram até a gente e foi mais fácil do que nós irmos até as unidades, pois, infelizmente, os homens não têm muito essa cultura de cuidar da saúde, só procuram em último caso. Percebi que esses profissionais estão nos orientando a quebrar essa cultura, que só prejudica ainda mais nossa saúde”, explicou.

De acordo com a gerente da Unidade, Fabíola Teixeira, esta ação é uma forma de promoção e prevenção à saúde. “Nosso objetivo é ofertar serviços simples de saúde e atrair esses homens para procurar a unidade de saúde da família e realizar as consultas e exames necessários”, disse.

“Eu gostei muito dessa iniciativa para que a gente possa cuidar mais da nossa saúde. Eu mesmo estava precisando conferir como está minha pressão arterial, pois descobri que minha pressão está muito alta. Os profissionais me orientaram para que hoje eu não jogasse e que durante a semana procurasse a unidade de saúde. E é isso que vou fazer”, ressaltou o jogador José Robson.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Orlando Dantas, Leonildo de Barros Silva, afirmou que essa parceria vem sendo uma prioridade para promover a saúde dos moradores. “Eu consegui fazer a mobilização e firmar parcerias. Isso proporciona um movimento intenso para reunir os moradores nos locais onde tem bastante pessoas, seja nas igrejas, nas praças ou procurando os clubes de jogadores do bairro, como nós fizemos hoje”, destacou.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Ana Carolina, foi realizada uma avaliação inicial e depois registrando pastas da família para vincular esses homens com a unidade de saúde. “Nós encontramos vários resultados alterados e muitos não sabiam que tinham diagnóstico de hipertensão. Foi uma atividade importante, pois, cuidar da saúde não é apenas realizar exercícios físicos sem acompanhamento, é necessário também fazer exames rotineiramente”, finalizou.

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTEA+A-
MAIS NOTÍCIAS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *