Saúde

CTA Itinerante oferta testes rápidos para funcionários da Emurb


 

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarAssistente social da Emurb, Marta Figueiredo.

Com orientação do secretário Luciano Paz, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa DST/Aids, promoveu uma intervenção de prevenção à saúde para os funcionários  da sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Foram ofertados mais de 400 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. A iniciativa faz parte das comemorações ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será celebrado no dia 1º de dezembro, e também das inúmeras parcerias que são formadas durante o ano entre o Programa DST/Aids e empresas que se preocupam com sua equipe de trabalho.

A assistente social da Emurb, Marta Figueiredo, afirmou que esta parceria fortalece as ações de cuidado à saúde em Aracaju. “Muitos dos nossos colaboradores não têm tempo de ir ao serviço de saúde, ou até mesmo não vão por uma certa negligência, mas quando o serviço vem até eles, isso acaba com todas as desculpas”, pontuou.

O colaborador Caio Costa, ressaltou a importância da ação. “Muitos homens fogem deste exame, com medo de descobrirem se estão com alguma doença, o que é perigoso, pois, às vezes, você pode estar transmitindo uma patologia sem saber, mas quando temos acesso mais fácil a realizá-lo é extremamente importante para que estejamos cuidando, não só da nossa saúde, como também das pessoas com que nos relacionamos”, destacou.

Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids, Débora Oliveira, depois que o CTA começou a funcionar, um número maior de pessoas tiveram acesso aos testes rápidos. “Antes do CTA Itinerante só era possível realizar testes rápidos quando as pessoas procuravam o nosso serviço, que funciona no Cemar do Siqueira Campos, ou então quando nossa equipe realizava parceria com empresas para ofertar os testes. Outro foco era realizar uma ação parceira com outros órgãos para realizar os testes. Mas agora, com o veículo itinerante, nós conseguimos levar esses testes para qualquer lugar e atingir um público maior de pessoas, em horários diversos, tanto pelo dia, como durante a noite e até mesmo em grandes eventos e nos finais de semana”, destacou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *