Variedades

Consultório na Rua celebra Outubro Rosa com ações de promoção à saúde


clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar

Quem passou pela praça dos Mercados Centrais de Aracaju na manhã desta sexta-feira, 23, pode observar uma movimentação diferente. A equipe do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma intervenção bastante animada, com apresentações teatrais, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, massagens e orientações quanto a importância de se prevenir contra o câncer de mama (ação que faz parte da Campanha Outubro Rosa). A iniciativa contou com o apoio dos Programas Municipal de Saúde da Mulher, DST/Aids e também do Movimento Popular de Saúde (MOPS).

Implantado em junho deste ano, o Consultório na Rua tem por objetivo dar assistência médica para pessoas que vivem em situação de rua. O Consultório na Rua é composto por: um médico, um enfermeiro, uma assistente social, um psicólogo e auxiliares de enfermagem.  “Foi uma manhã dedicada a prevenção e promoção da saúde e a escolha do local não poderia ser melhor. O Centro da Capital concentra a maior parte da população em situação de rua. Além deste trabalho, desenvolvemos ações continuas semanalmente e contamos com o apoio das Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem e Maria do Céu (localizadas mais nas proximidades do Centro)”, ressaltou a coordenadora do projeto Consultório na Rua, Kamila Mendonça.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, ressaltou que, em 2014, ocorreram 54 mortes por câncer de mama em Aracaju (se classificando como a principal causa de óbitos entre as mulheres). “Nosso foco são atividades que busquem a redução desses números. Através desta Campanha, desenvolvendo ações de promoção à saúde, com atividades educativas e físicas nos polos da Academia da Cidade; promoção da alimentação saudável nos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ações que promovam a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença dentro das 43 Unidades de Saúde. Ressaltamos também as intervenções realizadas pela secretaria em eventos aos quais participamos como convidados”, destacou.

A coordenadora do MOPS, Simone Leite, agradeceu mais uma vez o apoio da SMS na realização do evento. “Nossa ONG, tem o privilégio de atuar nessa parceria levando ações de saúde para essa população que é tão carente”, pontuou.

O reflexo de tanto empenho é sentido no cotidiano das pessoas que são atendidas pelo Consultório na Rua. “O pessoal aqui é muito bom, eu estou na rua há muito anos e agora precisava ser examinada. Já fiz os exames e está tudo certinho. Eles cuidaram muito bem de mim”, finalizou Kiteria.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *