Agricultura

Codevasf lança 80 mil alevinos em açudes no município de Itabi (SE)


Foram usados cerca de 80 mil alevinos de tambaqui. A iniciativa beneficiou 150 produtores familiares do município. 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou mais um peixamento em Sergipe, desta vez no município de Itabi. Nessa ação de repovoamento de açudes públicos e comunitários, sem ligação com o leito do rio São Francisco, foram usados aproximadamente 80 mil alevinos de tambaqui. A agenda teve a participação do superintendente regional da Codevasf, César Mandarino e do prefeito de Itabi, Manoel Oliveira Silva, além de diversas autoridades e da comunidade.

A iniciativa beneficiou 150 produtores familiares do município. A ação foi realizada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Em 2017, a Codevasf já lançou cerca de 2,6 milhões de alevinos em ações de repovoamento da bacia do São Francisco e em doações para produtores familiares em Sergipe, contemplando 12 municípios.

O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, afirmou que a empresa tem se empenhado para repovoar lagoas e açudes na região, favorecendo pequenos produtores. “Essa é uma ação que tem sido recorrente e estamos atuando forte na produção de alevinos para atender aos pedidos das prefeituras e associações”, declarou o superintendente. No próximo dia 21, a Codevasf deve realizar outro peixamento, desta vez no município de Gracho Cardoso.

“É muito bonito ver esse açude cheio e ver a preocupação da Codevasf em trazer esses peixes para o nosso município. É uma ação muito importante”, disse o produtor rural José Francisco dos Santos. Durante o peixamento, o prefeito Manoel Oliveira Silva agradeceu a iniciativa. “Ficamos felizes em receber essa ação e agradecemos o apoio dado ao município de Itabi”, declarou o prefeito.

Participaram do peixamento, promovido na última sexta-feira (7), deputado federal André Moura; deputado estadual Jefferson Andrade; prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças da região. Estiveram presentes ainda o chefe de Gabinete Regional da Codevasf, Luciano Martins; o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, Thompson Ribeiro; o chefe da Unidade Regional de Serviços Auxiliares, Sérgio Góis; o chefe do Escritório de Apoio de Apoio Técnico de Propriá, Newton Humberto, o engenheiro de pesca Alexandre Delgado, entre outros técnicos da empresa.

Desde 2013, a Codevasf investiu cerca de R$ 66 mil em ações de inclusão produtiva no município de Itabi. Esse valor foi aplicado na aquisição e distribuição de 180 colmeias, materiais de produção de apicultura, três equipamentos para processamento de mel e 10 máquinas forrageiras, contemplando produtores familiares do município. Nesse período a Codevasf também ofertou capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nas áreas de apicultura, bovinocultura e produção de queijos.