Agricultura

Chuvas não tiram municípios de estado de emergência por conta da seca


Quatro municípios de SE integram situação de emergência
Portaria foi publicada hoje e permite o apoio federal

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira, 7, a situação de emergência em quatro municípios sergipanos, sendo eles Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Tobias Barreto. Eles foram reconhecidos em função da forte seca enfrentada pela população nordestina. Além de Sergipe, cidades das regiões Sul, Sudeste eNorte também foram reconhecidas como situação de emergência.

A medida garante o acesso de prefeituras às ações de apoio para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.  A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) e tem vigência de 180 dias.

Solicitação de apoio 

Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

Fonte: Ministério da Integração Nacional