Geral

Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor será inaugurado no Santos Dumont


 

 

 

ascomfundat.jpegImagem: Ascom Fundat

Na próxima quarta-feira (29), às 8h, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), inaugura o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) no bairro Santos Dumont, na zona norte de Aracaju. O novo espaço complementará as ações da Fundat voltadas ao empreendedorismo e ao encaminhamento de profissionais ao mercado. O Cate fica localizado na Rua Serafim Bonfim, 268, em frente ao prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

Lá, os aracajuanos terão acesso a uma série de serviços que, anteriormente, eram realizados apenas na sede da Fundação (Rua Pacatuba, 104, Centro). Agora, os cidadãos que estiverem em busca de emprego, também poderão deixar seus currículos na Agência do Trabalhador instalada no Cate. Além do mais, o local centralizará os procedimentos necessários para a formalização profissional, a fim de desburocratizar e acelerar todas as etapas envolvidas.

 

Serviços facilitados

 

Embora o recebimento de currículos seja o carro-chefe da Agência do Trabalhador, o setor é igualmente responsável pela confecção de carteiras de trabalho – de forma vinculada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Fora isso, é ali que os candidatos recebem orientações pedagógicas relacionadas à conduta no ambiente profissional. O Cate ainda irá dispor de uma sala para as empresas parceiras realizarem processos de seleção.

 

Somente este ano, mais de 1.900 pessoas já foram contratadas após a intermediação feita pela Agência.

No intuito de auxiliar os trabalhadores formais e informais, o Cate também abrigará a Casa do Empreendedor. É o espaço onde será possível solicitar a emissão de alvarás, licenças e demais autorizações requeridas para abertura de pequenos negócios. Assim, de maneira interligada, os órgãos da Prefeitura – a exemplo da Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais da Fazenda e do Meio Ambiente – serão designados a cumprir suas diligências mais rapidamente.

 

As novas instalações do Bairro Santos Dumont servirão ainda para a realização dos cursos de qualificação periodicamente ofertados pela Fundação. “Nós temos a preocupação não só de capacitar, pura e simplesmente. A gente capacita para transformar a vida das pessoas. Conseguindo um emprego e intermediando para a contratação, mas, também fazendo com que se tornem autônomos formais”, explica a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

 

Incentivo à formalização

 

Uma das prioridades do Cate é estimular e ampliar o surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs) na capital. No momento, segundo dados do Portal do Empreendedor, vinculado ao Governo Federal, existem 13.045 MEIs registrados em Aracaju. A partir da legalização, os trabalhadores autônomos passam a ter direito a benefícios e garantias previdenciárias, bem como uma assistência técnica direcionada ao empreendedorismo.

 

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste contarão com uma sala disponível no Cate, com o objetivo de atender aos profissionais que desejarem abrir contas bancárias ou pedir empréstimos. Além disso, uma equipe do Programa CredPovo orientará os trabalhadores formalizados sobre as opções de financiamento mais acessíveis ao orçamento de cada MEI.