Coluna Aqui & Acolá

Campanhas de vacinação não atingem toda população e isso é perigoso e assusta médico


 ClaudioMERCADO
 O prefeito  de Ribeirópolis , João Francisco da Cunha (João de Nega) inaugurou a Reforma e Ampliação do Mercado Municipal do Povoado Serra do Machado, que levou o nome do ex-vereador Marcolino Pereira de Andrade. Na oportunidade, João de Nega entregou a comunidade quatro veículos 0 km; (01) Motocicleta, (01) Caminhão Mercedinha, (01) Ambulância e (01) Pick Up Strada. 

VALADARES FILHO

 

O deputado federal Valadares Filho, PSB,  autor da emenda que garantiu recursos para reforma e ampliação do mercado na Serra do Machado, parabenizou o prefeito João  de Nega e os moradores de Serra do Machado, que agora já poderão usufruir desse novo espaço para comercializar seus produtos. Vanda Costa e Alealdo Mendonça filhos do homenageado deram um discurso emocionante, agradeceram ao ex – vereador Polaque (atual secretário de Transportes) pela indicação da homenagem. Os filhos puderam falar um pouco da vida de Marcolino como pai, irmão, amigo e politico em nosso município. O Deputado Estadual Zezinho Guimarães, a ex–prefeita Uita Barreto e Bosco Costa (Genro do homenageado) também parabenizaram o prefeito João de Nega e a família do senhor Marcolino. Jackson da Clinica também fez o uso da palavra para parabenizar o prefeito pelos investimentos no povoado.

MAIS OBRAS

 

O povoado Serra do Machado, em Ribeirópolis, terá mais benefícios, conforme garante o prefeito João de Nega.  Estou feliz em estar aqui hoje no Povoado Serra do Machado, entregando essa obra que leva o nome desse grande líder, que tanto fez por esse município, ressaltou João de Nega, que agradeceu a presença de todos que foram prestigiar o evento. O prefeito anunciou que o Povoado Serra do Machado vai receber investimentos no melhoramento da iluminação pública, quadra poliesportiva, academia de saúde e outras obras que em breve serão anunciada. Com referência à Bolsa Universitária, o município criou 30 vagas, sendo 05 dessas destinadas aos alunos carentes do Povoado Serra do Machado, fato esse que não foi noticiado antes, por que o prefeito João, queria dar essa boa notícia na inauguração. João de Nega agradeceu a engenheira Ângela e ao empresário João Carlos Paes Mendonça pela parceira de sucesso em busca de uma Serra do Machado cada vez melhor

 

ARAUÁ

 

Produtores rurais e outros que se servem da Rodovia SE-285 pedem ao Departamento de Estradas e Rodagens o recapeamento da via que liga a BR 101, no município de Arauá. Oxalá! Depois de tanta roubalheira na Petrobras, ainda haja dinheiro para essas besteiras. Mas vamos esperar. Afinal, dizem que Deus é brasileiro e o diabo sócio majoritário da estatal do petróleo e compadre do Grande Capo.

CEDRO DE SÃO JOÃO

 

O deputado estadual Padre Inaldo, PCdoB, pediu a revalidação do reconhecimento de utilidade pública da Associação Beneficente São Francisco de Assis, que atua no município de Cedro de São João.

 

FAMÍLIA

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, convidou a advogada Adélia Moreira Pessoa, presidente da Comissão de Defesa do Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional de Sergipe), para proferir palestra no parlamento estadual sob o tema: Família: desafios da mulher na atualidade. A data ainda será agendada.

 

07-COISA DO DIABO

 

Me disse um amigo que tem coisas que nem satanás explica e eu indaguei o que é isso e ele me respondeu: Meu amigo o vice-prefeito de Divina Pastora, Carlos Augusto Cardoso Costa, o Cabelinho, faz aniversário no mesmo dia que o prefeito daquela cidade o médico Sílvio Maurício Mendonça Cardoso. É ou não é uma coincidência dos infernos? Fiquei calado. Em tempo: descobri que os dois são taurinos, como o escriba aqui. Só que nasceram em 14 de maio.

DEPENDENTES

 

Preocupada com o drama das famílias que têm dependentes químicos, a deputada estadual Maria Mendonça, PP, pede ao governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, e ao secretário de Estado da Saúde, José Macêdo Sobral, que construam o Centro de Tratamento Especializado em Reabilitação, Resgate e Internação de Dependentes Químicos do Estado de Sergipe. Do jeito que o tesouro estadual está limpinho, fica todo mundo chapadão e este centro não surge. Nem centro de macumba o Governo tem grana para erguer.

 

ESTÂNCIA

 

Para evitar acidentes, uma vez que o povoado é bastante frequentado, por ser um balneário, a população pede ao Governo do Estado que execute obras de recapeamento asfáltico e faça a sinalização da estrada que liga a BR-101 à Praia do Abaís, em Estância. Depois quando ocorrerem acidentes e neles estejam envolvidas autoridades não digam que não foram avisados. Enquanto morre pobre, não tem problema, porque é menos um enchendo o saco e reivindicando seus direitos.

 

MARUIM

 

Educadores do município de Maruim participaram da penúltima discussão das emendas às metas e às estratégias que integram o Documento Base do Plano Municipal de Educação (PME). A audiência ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro. O secretário municipal de Educação, José Aelmo Gomes dos Santos, informou que no final do mês acontecerá a última discussão para a revisão das propostas apresentadas ao PME. “Após o debate, o documento será encaminhado ao gabinete do prefeito, e assim, como Projeto de Lei, será encaminhado para discussão e aprovação na Câmara Municipal. Em seguida, o Plano Municipal de Educação será sancionado pelo prefeito”, relatou.

 

IMPORTÂNCIA

 

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana falou sobre a importância do Plano Municipal de Educação. “Temos um compromisso na elaboração deste documento, pois são estratégias que serão adotadas nos próximos dez anos. O plano tem como desafio principal a busca pela eliminação de desigualdades”, afirmou. As propostas apresentadas nas audiências, sob a tutela da comissão instituída em fevereiro deste ano, são baseadas na Lei federal nº 13.005/2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação. A comissão de elaboração do plano é constituída por 18 entidades da sociedade civil. A audiência contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, José Souza, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Emanuela Pereira, e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende.

 

 VACINA

 

O deputado estadual Vanderbal Marinho (PTC) destaca a importância da campanha de vacinação contra a gripe. “A vacina é o meio mais eficaz e seguro que evita complicações decorrentes da gripe, como internamentos e óbitos”, ressaltou. O parlamentar detalhou que a vacinação é voltada para grupos vulneráveis, como crianças, grávidas, idosos, diabéticos, além de profissionais da saúde, agentes prisionais, dentre outros e a meta é imunizar no mínimo 80% dos grupos vulneráveis.

 

ASSUSTADO

O médico e deputado estadual Vanderbal Marinho disse que ficou assustado, quando foi noticiado no Jornal Nacional, que menos da metade do grupo compareceu para a vacinação. E o pior: as gestantes, um grupo vulnerável com imunidade debilitada, não estão comparecendo nos postos de vacinação”, disse Vanderbal, lembrando que o prazo da campanha termina nesta sexta-feira (22). De acordo com Marinho, ainda existem alguns mitos e desinformações que contribuem para que pessoas não se vacinem. “Isso não se justifica. As pessoas confundem resfriado com gripe. Temos estatísticas confiáveis que casos de complicação diminuíram significativamente com a vacinação. É um vírus altamente contagioso que sofre mutação e a gripe pode ser letal. A vacinação é a maior arma contra a disseminação da doença. É necessário que a meta seja atingida para que todos sejam imunizados, finalizou Vanderbal Marinho.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *