Variedades

Cães e gatos serão castrados nas ruas de Aracaju


Castramóvel será implantado na capital sergipana
Veículo é equipado para castração gratuita de cães e gatos
Reunião discutiu a implantação do veículo (Foto: Ascom/Sema)

O castramóvel é um veículo equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos, fêmeas e machos, que vem sendo utilizado em algumas capitais brasileiras e em Aracaju, o processo licitatório do veículo já se encontra em andamento para ser implantado.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, informa que o veículo reduzirá o número de animais nas ruas. “Na última quinta-feira, dia 26, estive reunido com diversas Ong’s de proteção animal. A reunião atendeu um pedido deles, sendo possível informar que o castramóvel já estava em processo de licitação. Com o veículo, o número de animais nas ruas será reduzido. Acredito que foi um momento importante porque mantivemos um diálogo com as Ong’s e a Secretaria Municipal de Saúde pode estar presente”, esclareceu.

Estavam presentes na reunião citada pelo secretário Eduardo Matos, representantes da Sema, Isadora Pereira e Anastácio Ferreira; da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristina Maynard e Raulinna Gomes; do Centro de Zoonoses, Cristiane Remigio Valério e das Ong’s de defesa animal: Elan, Maria Nazaré Moraes; AMA, Ana Aquino e Mirian Guedes; Adasfa, Maria Antonia Oliveira Santos Teles e Eduardo Rocha Teles; e CADAA, Joelma Reis.

“Outro ponto discutido em reunião foi relativo aos maus-tratos. A Sema possui uma equipe de analistas e técnicos ambientais que tem fiscalizado e punido este tipo de crime. Assim, como temos coibido o descarte irregular de RCCV’s  também temos atuado nas chamadas de crimes contra animais”, acrescenta o secretário.

Fonte: AAN