Política

Belivaldo Chagas será o vice de Jackson Barreto


 

30/06/2014 – 15:07
PSB homologa vice de Jackson e aliança proporcional
Aliança apresentará mais de 50 nomes para deputados estaduais
Belivaldo (ao centro) entre Rogério e Jackson: chapa majoritária (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O PSB homologou no início da tarde desta segunda-feira, 30, a indicação de Belivaldo Chagas como vice do governador Jackson Barreto (PMDB), que disputará a reeleição conforme decisão do PMDB anunciada no final da manhã. Uma aliança defendida, segundo o senador Antonio Carlos Valadares, por 90% das lideranças do PSB. Na convenção do PSB, o deputado federal Rogério Carvalho também foi apresentado como a alternativa do PT para compor a chapa majoritária da coligação, disputando a vaga do Senado.

O senador lembrou que tentou emplacar candidatura própria do PSB para o Governo do Estado incentivado pela Executiva Nacional, mas desistiu devido ao pouco tempo reservado ao partido no horário eleitoral gratuito. “Tínhamos apenas 70 segundos reservados ao PSB e mostrei à Executiva Nacional que, com este tempo, não seria possível, não podia nem montar uma chapa proporcional”, observou o senador.

Valadares está otimista na dobradinha e vê grande possibilidade de vitória logo no primeiro turno. “Não posso dizer porque ainda não consultei o povo, mas a tendência é de vitória no primeiro turno, com grande densidade eleitoral”, opinou o senador.

Chapão e Chapinha

Filiados ouvem discursos dos candidatos

Ao final, o PSB optou por emplacar apoio à reeleição do governador Jackson Barreto, apesar dos palanques divididos em se tratando da sucessão presidencial. “Deixamos claro que temos compromisso partidário e vamos trabalhar para a eleição de Eduardo Campos para a presidência da república e todos compreenderam isso”, considerou o senador, observando que em outros Estados há situações semelhantes em que os candidatos aliados regionalmente subirão em palanques opostos nas eleições presidenciais.

Mas em nível estadual, a aliança não se limitará à chapa majoritária. O senador Valadares confirmou que o partido também fará composições com outros partidos aliados para apresentar as alternativas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. “Teremos chapinha para estadual e também um chapão para federal”, enalteceu Valadares, numa referência às eleições proporcionais.

Valadares: coligações proporcionais

Há perspectiva que o bloco aliado faça o registro de duas chapas proporcionais com indicação de mais de 50 candidatos a deputado estadual e um chapão com a composição para disputar as vagas da Câmara dos Deputados. De acordo com informações do senador Valadares e do próprio presidente do PRP, o chapão para deputados federais será composto pelo PSB, PMDB, PRB, PSD, PT, PDT e Pros. “Com este chapão, faremos pelo menos cinco deputados federais”, considerou Armando Batalha, presidente do PRP.

E, para deputados estaduais, serão articuladas duas alianças. Na chapinha, como os aliados classificam, estarão coligados o PRP, Pros, PC do B, PRB, PSDB e PRTB. “Temos condições de fazer dois ou três deputados nesta chapinha”, considerou o presidente do PRP, Armando Batalha. Nestas duas chapas, deverão ser indicados mais de 50 nomes, na perspectiva de formar maioria na Assembleia Legislativa.

Na outra chapa, que, hipoteticamente, se apresenta com maior densidade eleitoral, estarão aliados o PMDB, PSB, PT, PSD e o PDT, segundo o senador Valadares. Apesar das especulações em torno de um suposto racha do PDT com o bloco governista, o prefeito Fábio Henrique, que esteve presente à convenção do PSB, confirmou o entendimento político com o governador Jackson Barreto. “O PDT fez um acordo político com o governador e estamos aqui para dizer que não mudamos de posição”, observou Fábio Henrique.

Os detalhes ainda dependem do resultado das convenções dos partidos aliados, que ainda estão em andamento.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *