Receba as novidades em seu e-mail!

Breaking News
Política

Ala Classista do PT lança deputado vice com Belivaldo Chagas


Documento do PT Classista afirma apoio às pré-candidaturas de Belivaldo e Gualberto

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, usou a tribuna nesta quinta-feira, 26, para expor um documento extraído após reunião do seu agrupamento político realizada na semana passada. Dentre vários pontos, o documento reafirma posição contrária à prisão do ex-presidente Lula, assim como o apoio à pré-candidatura de Belivaldo Chagas (PSD) ao governo de Sergipe, e também à pré-candidatura a reeleição de Francisco Gualberto agora em 2018.

“A sociedade sergipana e quem é da política, principalmente, sabem que o Partido dos Trabalhadores tem no seu estatuto a previsão de organização de tendências internas. São grupos de militantes que defendem teses em algumas questões diferenciadas, mas esse contexto compõe exatamente o caldo de democracia interna e de posições do PT”, explica Gualberto, coordenador da tendência PT Classista. A seguir, o texto na íntegra:

 Manifesto Político

O PT Classista, em sua qualidade de corrente interna do Partido dos Trabalhadores, deliberou reunido na última quinta-feira, 19/04, acerca de seu posicionamento político na atual conjuntura e para o pleito eleitoral de outubro deste ano.

Não poderíamos iniciar qualquer manifestação política neste momento sem antes reafirmar nosso apoio incondicional ao Presidente Lula e à sua candidatura, e nosso protesto em relação à sua prisão. Uma arbitrariedade que atenta não somente a uma pessoa ou a um projeto político, mas fere letalmente nossa jovem democracia. Uma decisão judicial claramente mancomunada com o projeto político que foi derrotado nas urnas e recorreu ao golpe para novamente colocar nosso país nas mãos daqueles que sempre se consideraram seus donos.
Para expressão desse posicionamento, este agrupamento fará uso de seu maior instrumento político, um mandato parlamentar concedido pelo povo de Sergipe, para marcar sua posição à toda sociedade. Nosso mandatário, o Deputado Francisco Gualberto, usará em todas as sessões legislativas e aparições públicas, um broche ao lado esquerdo do peito com a inscrição “Lula Livre”, assim como serão orientados a proceder da mesma forma os demais membros de nosso agrupamento, estejam ou não em espaços políticos ou institucionais. Assim como, nos comprometemos a fortalecer toda e qualquer ação encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores ou demais frentes progressistas em defesa do Presidente Lula e da democracia em nosso país.

Reafirmamos, desta forma, nosso respeito ao estatuto do Partido dos Trabalhadores e reconhecemos como legítimos os seus posicionamentos deliberados internamente, observando que tal legitimidade se deve à autonomia de suas correntes para livremente se posicionarem no cenário político de forma que não ofenda, mas sim reafirme nossa democracia interna.

E é no uso dessa autonomia que esta corrente defende a composição do PT com o bloco político hoje liderado pelo governador Belivaldo Chagas, por reconhecer nesse bloco a representação do projeto que lideramos e levamos ao poder no estado com Marcelo Déda em 2006. Por ter sua identidade intimamente ligada a esse projeto, o PT permanece na memória e nos corações do povo sergipano, que sabe o quanto sua vida mudou com o Presidente Lula, e reconhece na figura de Marcelo Déda o maior líder que esse estado já viu.
Neste cenário, compreendemos ser justo e estratégico que o PT componha a chapa majoritária desse bloco, em conjunto com as outras siglas que também carregam a identidade desse projeto.

Entendemos que nenhuma participação política tem significado sem a apresentação de um projeto à sociedade, dessa forma colocamos à disposição do Partido dos Trabalhadores e do povo sergipano a pré-candidatura do companheiro Francisco Gualberto a deputado estadual. Além de um projeto para sociedade, o mandato do companheiro destaca-se por ser um marco de luta pelos ideais da classe trabalhadora e de reafirmação da defesa da democracia e das pautas progressistas, valores que se fazem extremamente necessários nos tempos ameaçadores que atravessamos. A lealdade e a coerência, que sempre foram marcas desse agrupamento, estarão nas ruas novamente em 2018, em defesa do povo sergipano.
Vamos à luta!

Assessoria de Imprensa do mandato parlamentar